UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/08/2008 - 11h36

Ibope: Diferença Alckmin/Kassab cai para 10 pontos; Marta lidera com 39%

Da Redação
Em São Paulo
Pesquisa Ibope sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo confirma a liderança da ex-ministra Marta Suplicy (PT) com 39% das intenções de voto na capital paulista. Marta oscilou dois pontos percentuais para baixo em relação ao levantamento anterior, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto.

Segundo a pesquisa, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a tendência de queda. Ele caiu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. O tucano possui agora 22% das intenções de voto. Essa é a primeira pesquisa do instituto após o início do horário eleitoral gratuito, que começou no dia 19 de agosto.

Com a queda de Alckmin, segundo o Ibope, a diferença entre o tucano e o atual prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), caiu para 10 pontos percentuais. A vantagem do ex-governador chegou a ser de 21 pontos percentuais em julho deste ano. Na pesquisa atual, Kassab cresceu quatro pontos. Ele tinha 8%, e subiu para 12% das intenções de voto.

No entanto, Kassab ainda está em situação de empate técnico com o ex-prefeito Paulo Maluf (PP). Maluf manteve os 9% obtidos no levantamento anterior. Soninha Francine (PPS) oscilou de 2% para 3% das intenções de voto.

Ivan Valente (PSOL), Ciro Moura (PTC) e Levy Fidelix (PRTB) não atingiram 1% das intenções de voto. Anaí Caproni (PCO), Renato Reichmann (PMN), Edmilson Costa (PCB) não foram citados. Brancos e nulos somam 7%. Não souberam ou não quiseram responder, 7%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto e ouviu 1.001 eleitores. O levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número 02000108-SPPE.

Segundo turno

Na simulação do segundo turno, ex-ministra Marta Suplicy (PT) leva vantagem sobre os seus dois principais adversários. Marta venceria o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) por 50% contra 39%. Se o embate fosse contra o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), a diferença favorável à petista seria maior. Ela teria 55% das intenções de voto ante 32% de Kassab.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host