UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/08/2008 - 10h54

"Estou muito satisfeito com o apoio de Serra", diz Alckmin

Da Redação
Em São Paulo

Veja a íntegra da entrevista

Em entrevista ao UOL, na manhã desta sexta-feira (29), o tucano Geraldo Alckmin, candidato à Prefeitura de São Paulo pela coligação "São Paulo, na Melhor Direção", disse que está satisfeito com a participação que o governador do Estado, José Serra, tem feito em sua campanha. "Ele participou do nosso primeiro programa eleitoral na televisão", disse.

Questionado se a aparição do governador também no programa de Gilberto Kassab (DEM), prefeito e candidato à reeleição, Alckmin diz não temer que a população se confunda sobre quem tem o apoio do governador. "A população sabe que o Serra é, como eu, um dos fundadores do PSDB."

O que você achou da entrevista de Alckmin?



Quando questionado sobre qual dos dois nomes do seu partido, Aécio Neves ou José Serra, é o mais forte para disputar a presidência, daqui a dois anos, Alckmin foi categórico: "hoje o Serra está mais perto de ser o candidato tucano à presidência".
  • UOL

    Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Prefeitura de SP, diz que Lula tem história política invejável



O candidato tucano diz que seu adversário na disputa pela prefeitura é o PT. "O PT sempre foi e é o principal adversário, mas tenho procurado abordar os problemas de São Paulo e propor o que vou fazer para resolver, e não atacar adversários", disse.

Para, logo em seguida, dizer que vai requalificar os corredores de ônibus. "Os corredores que foram feitos pela ex-prefeita não tem ultrapassagem", disse. Ainda para melhor o transporte e o trânsito, o tucano prometeu semáforos inteligentes e investimento do setor privado.

Saúde e educação

FRASES DE ALCKMIN

  • "Eu não brigo com pesquisas [de intenção de voto], elas retratam o momento"
  • "O Lula tem uma história política invejável, para o país é um exemplo"
  • "Eu nunca entrei em um hospital particular"
  • "Educação não é um estalo, é um processo"
  • "Vou fortalecer as subprefeituras, os distritos e urbanizar os bairros"


O candidato do PSDB diz que vai trabalhar para ter mais resultado no atendimento médico primário. "Tem que atuar no início, não é só hospital, caso contrário ficam todos lotados. Também quero fazer centros de especialidade", diz.

Na área da educação, Alckmin diz que pretende continuar o CEU. "Mas não adianta fazer CEU e deixar tantas crianças fora da escola. Estou assumindo o compromisso de que, se for eleito, nenhuma criança em São Paulo vai ficar fora da EMEI, começando pelos bairros mais pobres", prometeu. Ele também diz que vai priorizar o ensino infantil e implementar escola de tempo integral. "Como fizemos no Estado", comentou.

Questionado por um internauta, quanto à questão das moradias populares, Alckmin disse que considera a habitação e o uso do solo como grandes problemas em São Paulo. "Pretendo rever a lei do uso do solo e criar o fundo da habitação, para garantir subsídio e moradia para população de menor renda", disse. Ele ainda prometeu projetos para urbanizar favelas. "Quero transformar favela em bairro."

Ao final da entrevista, Alckmin pediu a palavra para falar suas propostas para segurança. "É da responsabilidade do Estado, mas é possível fazer muitas coisas", disse, completando que fez um estudo de como Bogotá, na Colômbia, reduziu a violência. Entre as medidas prometidas estão: criação de uma secretaria de segurança urbana, mais iluminação pública, 10 mil guardas civis metropolitanos nas ruas e 18 mil câmeras de vídeo.

Pesquisa

Na pesquisa Datafolha, divulgada no final de semana, Alckmin aparece em segundo com 24%, contra 14% de Kassab. A diferença entre os dois caiu de 21 pontos para 10 pontos, desde a pesquisa anterior. Sobre isso, o tucano disse que não "briga com pesquisa". "É preciso avaliar a seqüência de eventos, no segundo turno pesa muito a rejeição, e a minha é baixa, é 13%. A eleição é meia maratona, e a idéia é chegar ao segundo turno", comentou.

A entrevista foi realizada pelos jornalistas Diogo Pinheiro e Helder Bertazzi, editor de UOL Eleições 2008.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Veja a íntegra da entrevista