UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/08/2008 - 07h45

Lula estréia com Marta no primeiro programa eleitoral gratuito no rádio

Da Redação
Os 11 candidatos que concorrem à Prefeitura de São Paulo deram início, nesta quarta-feira (20), ao horário eleitoral gratuito divulgado pelas emissoras de rádio e televisão. A propaganda no rádio foi exibida às 7h.

A candidata do PT Marta Suplicy, da coligação "Uma Nova Atitude para São Paulo", foi a segunda a aparecer na propaganda eleitoral gratuita no rádio, após Ciro Moura, candidato do PTC. Ao final dos 6 minutos, 40 segundos e 75 centésimos de sua propaganda, a produção do programa da petista simulou que alguém importante estava ligando para a candidata. "Pelo telefone", Lula, sem pedir votos deliberadamente, disse que "a volta de Marta é o de melhor que pode acontecer", e se despediu mandando abraços da primeira-dama Marisa Letícia.

Com o maior tempo entre os 11 candidatos, 8 minutos, 44 segundos e 73 centésimos, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), da chapa "São Paulo no Rumo Certo", optou por, desde o início da propaganda, avisar que iria analisar e comparar. O alvo da comparação é a gestão anterior da candidata petista. Em uma simulação de entrevista em estúdio de rádio, com a participação do "povo", Kassab destacou suas ações como prefeito e sua parceria com o governador Serra, quando foi seu vice à frente da cidade, mas na maior parte do tempo comparou sua gestão à da petista, em áreas como educação e saúde. "Marta investiu 15% em saúde. Eu investi 20%", disse.


Sem participação do governador José Serra, a opção da campanha tucana na primeira transmissão no rádio foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Geraldo Alckmin, candidato da coligação "São Paulo, na Melhor Direção", foi o sétimo a aparecer com 4 minutos, 27 segundos e 42 centésimos. "O povo de São Paulo precisa de um bom prefeito. Por isso, eu voto nele (Alckmin)", disse FHC.

Rap, marchinhas e forró
Sexto candidato a entrar no ar, a campanha do pepista Paulo Maluf entrou embalado pelo rap "Esse é o Cara", enaltecendo sua habilidade para fazer obras na cidade. Tudo narrado por um locutor, Maluf não falou nada. Antes dele, Levy Fidelix (PRTB) ocupou boa parte de seus 54 segundos e 55 centésimos com a vinheta de entrada "Vem, vem, vem que tem, Levy Fidelix é o homem do aerotrem", em referência ao principal projeto do candidato, que, segundo ele, vai melhorar o trânsito da cidade. Marta também encerrou seu horário eleitoral com música, "com Marta e Lula lá, deixa ela trabalhar", o forró oficial da campanha.

A candidata do PPS à Prefeitura, Soninha Francine, optou por ocupar o 1 minuto e 46 segundos de seu horário eleitoral sem vinhetas e produções, apenas com um depoimento da própria candidata em que ela começou a adiantar suas propostas para a cidade.

Com 1 minuto, 1 segundo e 57 centésimos, Renato Reichmann (PMN) foi o 11º, e último, candidato a falar no primeira propaganda eleitoral das chapas majoritárias nas rádios. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) definiu a ordem das apresentações por sorteio.

As emissoras de rádio tiveram a opção de continuar com a programação normal, sem interromper para o horário eleitoral gratuito, nas transmissões pela internet.

Formato
Os programas no rádio com os candidatos a prefeito serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.

Os candidatos a vereador têm espaço para apresentar as suas propostas às terças, quintas-feiras e sábados, em dois blocos de meia hora cada um, nos mesmos horários das chapas majoritárias. A propaganda será exibida até o dia 2 de outubro, três dias antes da realização do primeiro turno. Não haverá veiculação da propaganda eleitoral gratuita aos domingos.

Além dos blocos, os candidatos a prefeito também possuem 30 minutos diários na forma de inserções de até 60 segundos para divulgar as suas propagandas. As emissoras devem veicular as inserções ao longo da programação, entre as 8h e a meia-noite.

VEJA COMO COMEÇOU A CAMPANHA DOS VEREADORES


Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host