UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/08/2008 - 10h35

"As acusações que pesam sobre mim são falsas", diz Maluf

Da Redação

Veja a íntegra da entrevista


    Em entrevista ao UOL, nesta sexta-feira (1º), o candidato a prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PP), disse que as acusações que pesam sobre ele são falsas - o candidato possui em seu nome quatro ações penais que correm no Supremo, por crimes de responsabilidade e contra o sistema financeiro nacional, e três por improbidade administrativa na Fazenda Pública paulista, e foi citado na "lista suja" da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

    Questionado se há o risco de ter sua candidatura impugnada, o ex-prefeito garantiu que não, e convidou o repórter a votar nele nas eleições de outubro. Maluf, que é deputado federal, garantiu que é contra o foro privilegiado, quando os repórteres lhe perguntaram se havia se candidatado em 2006 para adquirir imunidade parlamentar, evitando, assim, ser preso novamente, como ocorreu em 2005.

    O que você achou das respostas de Paulo Maluf?

    Aos 76 anos, ele disse que o que mais quer é deixar uma boa imagem em São Paulo. "O que mais pode querer um homem na minha idade?". Maluf ainda disse que tem certeza que vai estar no segundo turno e que será "o melhor prefeito de São Paulo, de novo".

    Na série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de São Paulo, o UOL já entrevistou também o atual prefeito, e candidato à reeleição pelo (DEM), Gilberto Kassab e a vereadora e candidata pelo PPS, Soninha .

    Sobre Pitta

    • Murilo Garavello/UOL

      Maluf convida repórter a votar nele

      Os internautas perguntaram a Paulo Maluf sobre a declaração que ele deu à época em que Celso Pitta foi eleito prefeito, "Votem no Pitta e se ele não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim", disse, na ocasião.

      "Eu errei", respondeu o candidato. Mas disse que não se arrepende. "Fui o primeiro prefeito de São Paulo a indicar um sucessor carioca e negro", comentou. "Se o Pitta cometeu algum deslize, ele é o culpado nisso. Eu errei de indicá-lo, mas errei de boa-fé."

      Propostas

      FRASES DE MALUF

      • Administração: "Como engenheiro, administrei melhor que a psicóloga"
      • Saúde: "Faltam médicos, porque tem médico com 5 empregos"
      • Sobre poluição no Tietê: "Se continuassem minha obra, poderiam estar pescando no rio"
      • Legado: "Com 77, um homem não quer mais nada além de deixar uma imagem"

      A principal proposta do candidato, se eleito prefeito de São Paulo, é a construção do que ele vem chamando de 'freeway': lajes sobre os rios, nas marginais, como alternativa para liberar o trânsito. "Eu não desisti de despoluir o rio. Eu vou fazer a laje, mas é lógico que vai ter paisagismo em cima", disse.

      Quanto à segurança, o candidato pepista disse que o problema da segurança pública é do governo do Estado e que o que ele pode fazer é, se eleito prefeito, ajudar o governador com a Guarda Civil Metropolitana.

      Maluf quer retomar o Projeto Cingapura, de construção de moradia popular, implementado na segunda vez em que foi prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996. "Esse projeto é a maneira de dar dignidade para o favelado", comentou.

      Questionado sobre privilegiar o transporte individual, com a construção de vias para carros, Maluf disse: "é mentira que eu não privilegio o transporte coletivo. A linha Santana-Jabaquara é obra de Paulo Maluf e Faria Lima", disse, referindo-se ao período em que sucedeu Faria Lima, no final dos anos 1960.

      Os outros candidatos

      "Com todo respeito à candidata Marta, me considero um administrador público e privado. Um engenheiro como eu, provou e comprovou que é melhor administrador que uma psicóloga."

      Na questão da educação, o candidato diz para a população comparar. "Na minha época, não tinha progressão continuada", disse, se referindo ao sistema na escola pública, na qual o aluno não fica reprovado no ano letivo, mas ao final dos ciclos, caso não tenha conseguido rendimento suficiente. Maluf disse que o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) mentiu no debate dessa quinta-feira (31), à noite, dizendo que a progressão continuada começou na sua gestão.

      A entrevista foi realizada pelos jornalistas Diogo Pinheiro e Helder Bertazzi, editor de UOL Eleições 2008.

      Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host

        Veja a íntegra da entrevista