UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

19/07/2008 - 17h50

Marta e Alckmin estão em empate técnico em São Paulo, aponta Ibope

Da Redação
A ex-ministra Marta Suplicy e o ex-governador Geraldo Alckmin estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Segundo a pesquisa Ibope, realizada entre terça (15) e quinta-feira (17) na capital paulista, Marta soma 34% das intenções de voto e Alckmin tem 31%.

A margem de erro da pesquisa, encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em seguida aparecem o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM), com 10%, e o deputado federal Paulo Maluf (PP), que tem 9%. Os dois também estão em empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa.

Completam a disputa a vereadora Soninha Francine (PPS), que possui 2% das intenções de voto, e Ciro Moura (PTC), citado por 1% dos entrevistados. Os candidatos Anaí Caproni (PCO), Ivan Valente (PSOL) e Renato Reichmann (PMN) não alcançaram 1% das intenções de voto. Edmilson Costa (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não foram mencionados.

Os votos em branco ou nulo somaram 8%. Não opinaram 4% das pessoas. Foram ouvidos 805 eleitores. A pesquisa está registrada sob o número 01200108-SPPE na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Segundo turno

Na simulação de uma disputa no segundo turno, Marta venceria Kassab por 51% ante 35% do democrata. Se o oponente fosse Alckmin, o cenário seria diferente. Segundo o Ibope, estaria configurado mais um empate técnico: Alckmin tem 47% ante 43% da petista.

Se o segundo turno reunir Alckmin e Kassab, o tucano apresentaria uma larga vantagem. Ele soma 58% das intenções de voto ante 23% do atual prefeito, de acordo com os dados do levantamento.

Rejeição

O baixo índice de rejeição continua sendo um trunfo do ex-governador Geraldo Alckmin. Apenas 13% declararam que não votariam nele na disputa. No entanto, 16% dos eleitores que têm curso superior afirmaram que não votariam no tucano "de jeito nenhum".

A maior taxa de rejeição, segundo a pesquisa do Ibope, é a de Paulo Maluf (61%). Marta tem um índice de rejeição de 33%. Kassab possui a terceira taxa mais elevada (28%).

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host