UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/10/2008 - 00h22

Troca de acusações marca debate em Salvador

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
Depois de um início calmo entre os dois candidatos à Prefeitura de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB) e Walter Pinheiro (PT), o último debate antes da eleição esquentou a partir do segundo bloco. O petista responsabilizou o prefeito pela falta de médicos em postos da periferia e disse que a saúde na capital baiana atravessa um "péssimo momento".

João Henrique respondeu atacando o deputado federal. "Para mim, é motivo de riso a cara de pau do deputado Pinheiro. Ele despachou comigo várias vezes, indicou dois secretários de Saúde e o PT comandou a pasta por 40 meses. Agora, ele quer dizer que não tem responsabilidade. Assuma a responsabilidade, candidato."

Na réplica, Walter Pinheiro também chamou o prefeito de cara de pau. "Salvador precisa de um prefeito que não tenha cara de pau e que não minta." O petista disse, ainda, que João Henrique Carneiro não concedeu a licença para construir um hospital na periferia da cidade por motivos eleitoreiros.

Em seguida, João Henrique lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou 94 mensagens personalizadas para candidatos em todo o país e citou dois municípios da Bahia _Feira de Santana e Itabuna. "Por que o presidente não gravou uma mensagem para o senhor, candidato?", disse o prefeito. Pinheiro respondeu afirmando que Lula participou de sua campanha dando o aval a projetos e garantindo a liberação de recursos para obras que serão realizadas em sua administração.

Outro confronto direto entre os dois candidatos aconteceu depois que Walter Pinheiro disse que Salvador tem 370 mil desempregados e acusou o prefeito de não ter projetos para reduzir este número. João Henrique contestou os números e acusou o seu adversário de ser desinformado. "Walter Pinheiro, leia os jornais. Hoje mesmo, um jornal informa que Salvador tem 194 mil desempregados, o senhor está completamente desinformado."

No terceiro bloco, João Henrique disse que tem o apoio de Deus, dos eleitores e de 17 partidos que apóiam a sua candidatura. Pinheiro minimizou os resultados das pesquisas que apontam o seu adversário como favorito no próximo domingo. "Pelas pesquisas, eu não estaria no segundo turno e o governador Jaques Wagner não tinha vencido as eleições em 2006."

No debate realizado pela TV Bahia (Globo), Walter Pinheiro disse que o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), aprovado pela Câmara no final do ano passado, beneficia apenas os empresários. João Henrique respondeu dizendo que a cidade ganhou um vetor de desenvolvimento com o plano. Nas considerações finais, os dois candidatos pediram votos e o apoio dos militantes até o encerramento da votação.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host