UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/10/2008 - 00h02

João Henrique e Imbassahy trocam acusações em debate

Manuela Martinez
Especial para o UOL Eleições
Em Salvador
Em um debate morno, onde os cinco candidatos à Prefeitura de Salvador evitaram os temas mais polêmicos, João Henrique Carneiro (PMDB) e Antonio Imbassahy (PSDB) travaram um duelo particular na noite desta quinta (2). Durante o debate promovido pela TV Bahia (Globo), Imbassahy acusou o prefeito de usar a máquina municipal para eleger "parentes".

"Salvador tem 370 mil desempregados, mas João Henrique trabalhou muito nas últimas eleições para eleger o seu pai (senador João Durval), a mulher (Maria Luiza, deputada estadual) e um irmão (Sérgio Carneiro, deputado federal)", disse o ex-prefeito.

Ao comentar as declarações de Imbassahy, o prefeito disse que "falta caráter" ao tucano. "Você deve respeitar o senador João Durval, que, no alto dos seus 79 anos, o ajudou muito. Aliás, você deve a sua carreira ao senador João Durval e ao falecido senador Antonio Carlos Magalhães. Aliás, depois que Antonio Carlos morreu, você não ganhou mais nada na política", disse João Henrique. O ex-prefeito ganhou direito de resposta e pediu respeito. "Ocupei vários cargos públicos com dignidade e seriedade. Você deve me respeitar", afirmou.

Além da troca de acusações entre Imbassahy e João Henrique, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não apareceu em Salvador ou gravou mensagem de apoio para qualquer candidato, foi muito citado durante o debate. O deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) criticou a idéia de "ancoragem" do petista Walter Pinheiro ao presidente. Pinheiro disse que a parceria é fundamental para a realização de obras e promover o desenvolvimento da cidade.

Assim como fez nos debates realizados por outras emissoras, o servidor público Hilton Coelho, do PSOL, criticou todos os seus adversários e tentou quebrar o clima tenso entre os candidatos. Em alguns momentos, Coelho referiu-se ao deputado ACM Neto como "ACM, o Neto". Hilton Coelho também voltou a criticar o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), aprovado pela Câmara no final do ano passado.

O prefeito João Henrique ressaltou que Salvador se transformou em um "canteiro de obras" e acrescentou que sua administração inverteu as prioridades na terceira maior cidade do país. "Agora, os mais pobres estão realmente sendo beneficiados, ao contrário do que aconteceu no passado, quando uma elite governava para a elite."

Ao ouvir a declaração do prefeito, ACM Neto não perdeu a oportunidade de criticá-lo. "O senhor está há quase quatro anos no poder e somente começou a fazer alguma coisa há quaro meses."












Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host