UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/10/2008 - 15h34

O que abre e o que fecha no domingo de eleição, em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Salvador

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Neste domingo (5), data do primeiro turno das eleições municipais, prefeituras e governos estaduais alteraram o esquema de funcionamento de alguns dos principais serviços públicos.


Para justificar o voto, o eleitor, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, tem que dirigir-se a um lugar de votação próximo de onde esteja ou a um posto de recebimento de justificativa e entregar o formulário preenchido. O prazo para justificar a ausência é de até 60 dias após a data do primeiro turno das eleições e deve ser feita nos cartórios eleitorais ou, encaminhado, por via postal, ao cartório da zona eleitoral onde é inscrito o requerente.


Confira abaixo o que abre e o que fecha nas maiores cidades do país:


São Paulo


A SPTrans reduz a frota de ônibus em 40% em relação aos dias da semana. Segundo a empresa, normalmente circulam aos domingos 50% da frota. O metrô e a CPTM funcionam com os intervalos habituais de domingo. Não haverá esquema especial.


Hospitais e pronto-socorros municipais estão em regime de plantão. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam fechadas. As praças de atendimento das subprefeituras e os centros de apoio ao trabalho também não abrem.


Os serviços de emergência, acolhida e albergue são oferecidos 24 horas, ininterruptamente, são eles: abrigos, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues). Permanecem fechados: Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo e Centros para Criança e Adolescente.


Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, shoppings centers e lojas comerciais funcionam normalmente. Os funcionários que tiverem que sair durante o expediente para votar podem requisitar na própria seção eleitoral o comprovante de votação a ser entregue ao empregador.


O Mercado Municipal Central funciona das 6h às 18h. Entre os demais mercados, o Central Leste, o Pirituba e o Santo Amaro funcionam até as 14h; Guaianases, Ipiranga, Kinjo Yamato, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa, até às 13h. Lapa, Pinheiros e São Miguel não abrem. Os sacolões e feiras livres funcionam normalmente.


Fecham no domingo o Instituto Butantan, o Memorial da América Latina, a Estação Ciência, o Centro Cultural São Paulo, todas as bibliotecas, casas de cultura e casas históricas, o monumento à Independência e os Teatros Municipal, João Caetano, Flávio Império e Décio de Almeida Prado. A Galeria Olido abre parcialmente, mas o cinema não funciona. O Centro Cultural da Juventude abre a partir das 14h, com exceção da biblioteca Internet livre. Abrem os Teatros Alfredo Mesquita, Paulo Eiró, Cacilda Becker, Artur Azevedo e Martins Penna.


Os 12 CEUs (Centros Educacionais Unificados) que foram requisitados pela Justiça Eleitoral para o primeiro turno não oferecerão atividades de lazer para a população. São eles Alvarenga, Butantã, Casa Blanca, Cidade Dutra, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Navegantes, Paz, Rosa da China, Sapopemba e Vila Rubi. Os clubes esportivos da cidade abrem normalmente.


Todos os parques municipais e Clubes da Cidade abrem para atividades de esporte e lazer nos horários habituais.


Rio de Janeiro


No domingo de eleição, 100% da frota de ônibus circulará, segundo a Prefeitura, e as 437 linhas da cidade funcionarão normalmente. O metrô irá operar das 7h às 23h, com intervalos de quatro a dez minutos.


Seguindo solicitação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), alguns pontos de tráfego em ruas cariocas serão interditados. As mudanças no trânsito serão feitas na avenida Ernâni Cardoso, em Cascadura, e na rua Alberto Leite, no Engenho de Dentro. Em Cascadura, moradores e veículos que estejam prestando socorro em situações de emergência poderão circular livremente.


A prefeitura suspenderá obras nas vias do município para facilitar o acesso da população aos colégios eleitorais. As ruas de lazer, que normalmente são fechadas aos domingos, estarão abertas ao tráfego de veículos.


Os hospitais Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Salgado Filho (Méier), Ronaldo Gazolla (Acari) e Lourenço Jorge (Barra da Tijuca) ficam abertos 24h. Os hospitais estaduais funcionam normalmente.


Os parques naturais municipais funcionam normalmente, nos horários habituais. Teatros da rede municipal, lonas culturais, o Museu Histórico do Rio de Janeiro, Memorial Getúlio Vargas e centros culturais não terão a programação alterada pelas eleições. As bibliotecas não abrem, como sempre ocorre aos domingos.


A maior parte dos shoppings centers funciona normalmente no domingo de eleição. No Norte Shopping as lojas abrem somente às 13h. Já no Shopping Iguatemi, assim como nos comércios de rua, o funcionamento é facultativo. As feiras-livres não terão o funcionamento alterado.


Belo Horizonte


A BHTrans colocará em operação 50% da frota de ônibus. Em algumas linhas, haverá aumento no número de viagens dos ônibus, mas não haverá aumento da frota.


A FHEMIG (Fundação Hospitalar do estado de Minas Gerais) informou que os hospitais sob sua responsabilidade funcionam normalmente com escala normal de funcionários.


As UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), o Hospital Municipal Odilon Behrens, Central de Internações e o SAMU (telefone 192) funcionam normalmente. Os Cersams e o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funcionam com equipe de plantão. Os Centros de Saúde ficam fechados.


O Mercado Central funciona das 7h às 13h, porém, os bares não abrirão. Os museus estarão abertos das 8h às 14h e os parques municipais funcionam normalmente, assim como a feira de artesanato da avenida Afonso Pena.


Nos shoppings Cidade, Minas e Del Rey as lojas terão funcionamento facultativo. No Minas e Del Rey as lojas só poderão funcionar das 14h às 20h. No Pátio Savassi, Diamond Mall e BH Shopping as lojas permanecem fechadas. As praças de alimentação funcionam das 10h às 22h em todos os shoppings. Os comércios de rua abrem normalmente, desde que resguardados por liminares.


Salvador


Toda a frota de ônibus coletivos se Salvador estará em funcionamento - são 2.321 veículos no total -, diferentemente do que ocorre habitualmente aos domingos. A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) colocará nas ruas a Operação Eleições 2008. A fiscalização será intensificada nos pontos críticos de forma a evitar focos de congestionamento que possam atrapalhar o eleitor.


Serviços da Salvamar (Coordenadoria de Salvamento Marítimo), da Codesal (Coordenadoria de Defesa Civil), da Sucom (Superintendência do Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) estarão de plantão.


A Secretaria Municipal da Saúde estará com 11 postos em funcionamento, dos quais nove destinados à prestação de serviços médicos gerais e dois exclusivamente para procedimentos odontológicos, com funcionamento 24 horas.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) contará com todas as ambulâncias. Três delas estarão em Lauro de Freitas e mais três na Ilha de Itaparica, além da UTI marítima. Para agilizar o socorro às vítimas, o Samu contará também com cinco motocicletas para os locais de difícil acesso.


A Superintendência de Parques e Jardins (SPJ) funciona em regime de plantão. Os postos de SPJ ficam abertos da 7h30 às 14h30.


As atividades dos projetos Ruas de Lazer e Domingo na Praça serão suspensas.


A maioria dos shoppings abre no domingo de eleição. Apenas o Shopping Piedade fecha. Nos Shopping Lapa e Itaigara só funciona o cinema e a praça de alimentação.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Neste domingo (5), data do primeiro turno das eleições municipais, prefeituras e governos estaduais alteraram o esquema de funcionamento de alguns dos p%>