UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/10/2008 - 18h05

Marqueteiros usam truque para colocar Lula ao lado de Walter Pinheiro

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
No último programa eleitoral gratuito antes do primeiro turno, os marqueteiros do deputado federal Walter Pinheiro, candidato do PT à Prefeitura de Salvador, repetiram parte de um discurso do Lula gravado em 2006 para demonstrar que o presidente apóia a sua candidatura. Lula não gravou nenhuma mensagem de apoio ao parlamentar.

Veja o trecho do programa



No programa eleitoral, os marqueteiros editaram o discurso feito há dois anos em Salvador _o telespectador menos avisado tem a impressão de que Lula participou do comício do petista no último final de semana, no Farol da Barra (orla). Com uma camisa vermelha, Pinheiro ressalta o aprendizado que recebeu dos seus pais.

Você acha que a propaganda
de Pinheiro confunde o eleitor?







"O maior aprendizado da minha vida é o que minha mãe e o meu pai sempre me diziam...". Neste momento, os marqueteiros colocam parte do discurso do presidente, complementando as palavras do deputado federal: "Meu filho, não perca nunca o direito de andar com a cabeça erguida".

Em seguida, Pinheiro fala: "A questão da dignidade, a questão da correção, a questão de tratar os outros com respeito...". E Lula complementa: "Respeite para você ser respeitado". No final, Pinheiro diz: "Essa é a minha trajetória". No entanto, os marqueteiros não informaram aos eleitores que o discurso foi editado. A impressão de que Lula esteve em Salvador no comício de Pinheiro é reforçada por outra "coincidência": no programa, o candidato petista aparece assistindo ao discurso do presidente, de camisa vermelha.

Na tarde desta terça-feira (30), os advogados que defendem as candidaturas do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) e Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) ingressaram no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com ações pedindo a retirada da propaganda. "Os homens públicos perdem a credibilidade porque adotam manobras vergonhosas como esta", disse o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), que apóia a candidatura do prefeito João Henrique.

Através de sua assessoria, a coligação encabeçada pelo PT reconheceu que o programa foi editado. Os marqueteiros de ACM Neto ironizaram a edição da "dobradinha" entre Lula e Pinheiro. "A única forma de colocar Lula no palanque de Pinheiro é fazendo montagens", disse o locutor.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host