UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/09/2008 - 16h36

João Henrique diz que não confia nos números do Ibope

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador

Candidato à reeleição pelo PMDB, o prefeito João Henrique Carneiro disse que o Ibope "faz molecagens sob encomenda", ao comentar o resultado da pesquisa divulgada na noite desta segunda-feira (29), que o coloca com 20% das intenções de voto, empatado com o petista Walter Pinheiro. À frente de ambos, segundo o Ibope, está o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), com 28%.


"O que importa para mim é a pesquisa das ruas. E nessa eu sei que sou o primeiro. Como eu tinha previsto numa entrevista que concedi há duas semanas, o Ibope faz as molecagens dele sob encomenda, mas, depois faz ajustes quando vai chegando perto da eleição, para não ficar mais desmoralizado do que já é.


Embora a pesquisa que eles divulgaram seja tão fajuta quanto as anteriores, apontando para alguns candidatos índices bem maiores do que os reais, eles tiveram pelo menos o cuidado de ajustar a minha posição. Não tiveram como negar meu crescimento de seis pontos percentuais em duas semanas. De qualquer forma, continuo continuo não levando em conta as pesquisas do Ibope", disse o prefeito.


"Ando nas ruas e sinto que a maior parte da população acredita no nosso projeto. Isso se reflete nas pesquisas", acrescentou. Para Walter Pinheiro, os números divulgados pelo Ibope representam uma "pesquisa que indica, ainda de forma tímida, o que a gente vem percebendo nas ruas e no sucesso das nossas atividades, como o "Comício da Vitória", que reuniu 20 mil pessoas no Farol da Barra, no sábado passado. Embora todas as pesquisas identifiquem o nosso crescimento e a nossa chegada para o segundo turno, é o contato com o povo nas ruas que no dá essa certeza".


O candidato do Democratas à Prefeitura de Salvador, ACM Neto, comemorou o resultado. "Acredito que o resultado confirma que estamos no segundo turno, como também tem revelado as outras pesquisas divulgadas até aqui", disse Neto.


O Ibope não quis comentar as críticas feitas pelo prefeito João Henrique. A pesquisa apontou ainda o tucano Antonio Imbassahy com 13% das intenções de voto e Hilton Coelho, do PSOL, com 3%.



Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Candidato à reeleição pelo PMDB, o prefeito João Henrique Carneiro disse que o Ibope "faz molecagens sob encomenda", ao comentar o resultado da pesquisa%>