UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/09/2008 - 22h39

Walter Pinheiro quer apoio do PMDB no segundo turno em Salvador

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador

Apesar do intenso tiroteio entre o PT e o PMDB na disputa pela Prefeitura de Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro aproveitou o debate neste domingo (28), na TV Itapoan (Record) para dizer que conta com os peemedebistas caso consiga disputar o segundo turno. "Não chamei ninguém de mau caráter, não tenho sacado nenhum adjetivo contra nenhum candidato", disse o petista. No horário eleitoral gratuito, no entanto, Pinheiro tem acusado quase todos os dias o prefeito João Henrique de "mentir" para a população. O prefeito, por sua vez, tem afirmado que o PT traiu a sua administração _até março último, os dois partidos eram coligados.


Nos blocos com perguntas livres, João Henrique e Walter Pinheiro voltaram a trocar acusações esta noite. Um dos momentos mais engraçados do debate aconteceu quando o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) apresentou um bilhete em que o ex-prefeito Antonio Imbassahy, candidato do PSDB à prefeitura, encaminhou ao senador Antonio Carlos Magalhães (1927/2007) dizendo que tinha "gratidão e admiração" pelo ex-presidente do Congresso. Depois que rompeu com o carlismo, em setembro em 2005, Imbassahy tem feito muitas críticas às propostas apresentadas pelo democrata. "Fiz um levantamento e vi que Imbassahy fez mais de 200 comerciais me atacando."


ACM Neto também citou a candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, ao fazer uma pergunta para Walter Pinheiro. "A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, que é do seu partido, foi eleita uma vez dizendo que não iria aumentar impostos. Logo após a posse, criou impostos e taxas. Que garantia o senhor dá para a população de Salvador que não vai criar impostos?", perguntou o democrata. Em sua resposta, Pinheiro disse que não criaria impostos.


Durante o debate, Pinheiro e Imbassahy fizeram "tabelas" para criticar o prefeito João Henrique. O "acordo" tem uma explicação: Pinheiro e Imbassahy disputam diretamente com João Henrique a possibilidade de disputar o segundo turno. A última pesquisa Datafolha revelou que o prefeito tinha 23% das intenções de voto, ante 21% o petista _Imbassahy apareceu com 15%. Segundo o instituto, ACM Neto tinha 25% da preferência dos eleitores. Preterido por quase todos os candidatos _as perguntas para Hilton Coelho somente eram feitas em último caso _, o candidato do PSOL voltou a dizer que é a "única diferença" na disputa municipal. "Os outros quatro candidatos já tiveram as suas oportunidades e não fizeram nada, pelo contrário, contribuíram para aumentaras desigualdades sociais de Salvador."



Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Apesar do intenso tiroteio entre o PT e o PMDB na disputa pela Prefeitura de Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro aproveitou o debate neste domi%>