UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/09/2008 - 17h25

Ex-ministra lança programa de meio ambiente de Pinheiro

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador

A senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, lançou neste domingo (21) as diretrizes de política pública para o setor do candidato Walter Pinheiro (PT), que integra a coligação "Salvador, Bahia, Brasil". A ex-ministra iniciou o seu discurso com uma metáfora. "No Congresso Nacional, o deputado Walter Pinheiro é um arco. Aqui, neste momento, ele é uma flecha certeira e todos somos o arco que empurra a flecha da esperança e do desenvolvimento sustentável de Salvador", afirmou.



  • João Alvarez/Divulgação

    Ex-ministra Marina Silva entre presidente do PV, Jair Gomes, e Pinheiro. Ela foi a Salvador lançar programa do petista


    Em seguida, Marina Silva fez um alerta. "Os cientistas dizem que vivemos atualmente a ' Era dos Limites', pois a perda da biodiversidade hoje é mil vezes maior do que foi há 50 anos", alertou. A senadora ressaltou que, apesar dos problemas terem atingido uma escala global, eles ocorrem em locais concretos, que, no caso brasileiro, são as áreas municipais. "Se todos os municípios fizerem a sua parte, faremos a diferença", afirmou.


    Marina Silva afirmou que "ficou surpresa" ao ser informada que na estrutura da Prefeitura de Salvador não existe a Secretaria do Meio Ambiente. "Pinheiro criará esta secretaria e propõe que ela atue de modo transversal com as demais secretarias. É o correto, pois senão alguns setores poderão atuar produzindo impactos ambientais e a secretaria do Meio Ambiente ficará indo atrás tentando consertar", acrescentou.


    A senadora aproveitou o seu discurso para fazer um rápido balanço dos cinco anos em que ficou à frente do Ministério do Meio Ambiente, no governo do presidente Lula. Ela destacou, dentre outros avanços, a redução do desmatamento da Amazônia em 54%, a criação de reservas florestais da ordem de 28 milhões de hectares, a implantação do Plano Nacional de Recursos Hídricos e a elaboração do Plano de Mudanças Climáticas.


    Em seu pronunciamento, o deputado Walter Pinheiro disse que "é impossível fazer o desenvolvimento econômico dissociado da preservação ambiental". "A cidade não pode ser vendida em nome da geração de empregos", afirmou. Pinheiro também prometeu que a criação da Secretaria do Meio Ambiente, caso seja eleito, será muito mais do que uma decisão de ordem burocrática. "A secretaria terá orçamento compatível e estrutura para trabalhar de modo firme contra a destruição ambiental de Salvador", garantiu.


    Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      A senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, lançou neste domingo (21) as diretrizes de política pública para o setor do candidato Wal%>