UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

19/08/2008 - 12h45

Inserções na televisão revelam estratégicas dos candidatos

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
As primeiras inserções da propaganda eleitoral gratuita dos cinco candidatos à Prefeitura de Salvador durante a programação televisiva revelaram as estratégias que os postulantes ao Palácio Thomé de Souza (nome oficial do prédio da prefeitura) pretendem adotar para conquistar os eleitores nestas eleições.

Candidato à reeleição pelo PMDB, o prefeito João Henrique aproveitou o seu espaço pra mostrar que tem ligação com o governo federal e reduziu o nome para ter mais intimidade com o eleitor: ao lado de "João". A propaganda contou com fotografias dos ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), José Gomes Temporão (Saúde), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Reinold Stephanes (Agricultura), Edison Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações). Todos, segundo o locutor, estão com João.

Já deputado federal Walter Pinheiro (PT) deu prioridade ao passado. O candidato aparece ao lado da casa onde nasceu, na periferia de Salvador. Em seguida, o locutor revela que Pinheiro morou muitos anos no local, onde começou a sua carreira, como líder estudantil. Depois, um corte no tempo -Pinheiro aparece como filiado do PT, ajudando na construção do partido ao lado "do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jaques Wagner". A intenção de Pinheiro é mostrar que ele é o candidato "oficial" do presidente.

Descontraído, ACM Neto (DEM) apareceu encostado em uma mesa, com livros ao lado. O candidato disse que estudou algumas das principais gestões administrativas do Brasil e do mundo e promete "ser o diferencial" nesta campanha.

O tucano Antonio Imbassahy optou por mostrar sua experiência. Por oito anos, entre 1997 e 2004, foi prefeito de Salvador. Ele também apresentou recortes de jornais mostrando que foi apontado três vezes pelo instituto Datafolha como o melhor prefeito do país. "Imbassahy foi testado e aprovado", diz o locutor.

Por fim, Hilton Coelho, do PSOL, aproveitou o seu pequeno espaço gratuito para dizer que é o único candidato que não pode ser responsabilizado pelos "desmandos administrativos" dos últimos anos na Prefeitura de Salvador.

Horário eleitoral gratuito



A propaganda eleitoral gratuita teve início nesta terça (19) em todo o país, com espaço para os vereadores. Nesta quarta, tem início a propaganda de prefeitos. Os candidatos a vereador têm espaço para apresentar as suas propostas às terças, quintas-feiras e sábados, em dois blocos de meia hora cada um.

No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. A propaganda será exibida até o dia 2 de outubro, três dias antes da realização do primeiro turno.

Para prefeito e vice-prefeito, os programas serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, nos mesmos horários reservados aos candidatos a vereador. Não haverá veiculação da propaganda eleitoral gratuita aos domingos.

Além dos blocos, os candidatos a prefeito também possuem 30 minutos diários na forma de inserções de até 60 segundos para divulgar as suas propagandas. As emissoras devem veicular as inserções ao longo da programação, entre as 8h e a meia-noite.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host