UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

19/08/2008 - 11h25

Novos marqueteiros dominam o cenário eleitoral de Salvador

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
A primeira eleição em Salvador nos últimos 40 anos sem a participação do senador Antonio Carlos Magalhães (1927/2007) também marca a entrada no cenário de uma geração de novos marqueteiros -os baianos Duda Mendonça e Nizan Guanaes, que fizeram história no marketing político do Estado, não foram contratados pelos candidatos este ano.

Com exceção do servidor público Hilton Coelho (PSOL), que não tem verba para contratar um marqueteiro, os outros quatro candidatos -João Henrique (PMDB), ACM Neto (DEM), Antonio Imbassahy (PSDB) e Walter Pinheiro (PT)- contam com a ajuda destes profissionais durante o processo eleitoral. ACM Neto tem no gaúcho Adriano Gehres e no jornalista baiano Pascoal Gomes os seus fiéis escudeiros.

A primeira decisão tomada pela dupla foi mostrar que ACM Neto "é diferente", embora pertença à mais tradicional família de políticos da Bahia das últimas cinco décadas. Depois de participar das campanhas do presidente Lula (2006) e do senador Delcídio Amaral (PT-MS), em 2002, Adriano Gehres agora trabalha para o DEM. O marqueteiro também aposta na identificação de ACM Neto com os jovens para levar o deputado federal ao seu primeiro cargo no executivo.

O tucano Antonio Imbassahy aposta em uma marqueteira experiente para chegar à Prefeitura de Salvador pela terceira vez (administrou a cidade entre 1997 e 2004). Alexandra Augusta, que já trabalhou com Duda Mendonça e João Santana, chegou a Salvador para tentar dar a Imbassahy a primeira vitória eleitoral desde que o candidato rompeu com o grupo político comandado pelo senador Antonio Carlos Magalhães, em 2005 _no ano seguinte, Imbassahy disputou e perdeu o Senado.

Discreta, Alexandra Augusta montou a sua empresa de marketing eleitoral depois de trabalhar em 23 campanhas -dez candidatos ao governo, seis a prefeitos, seis ao Senado e para José Serra, que disputou e perdeu a Presidência da República para Lula em 2002.

Desde que começou a atuar junto com Imbassahy, há pouco mais de três meses, Alexandra Augusta tem focado muito na experiência administrativa do candidato. Nos programas eleitorais, a marqueteira promete explorar as realizações do tucano nos oito anos que ficou à frente da prefeitura.

Maurício Carvalho é o responsável pela campanha à reeleição do prefeito João Henrique. O marqueteiro disse que, com o início do programa eleitoral gratuito, os elevados índices de rejeição do prefeito serão reduzidos substancialmente.

"Vamos mostrar todas as obras que foram realizadas na cidade, que mudaram o perfil de Salvador", disse. Maurício Carvalho disse também que tem uma explicação para a rejeição do candidato. "Agora, ele é vidraça, estão todos contra ele. Mas, mesmo assim, já reduzimos o [índice, o que é um excelente sinal."

Responsável pela maior surpresa eleitoral do Brasil em 2006 _a vitória de Jaques Wagner para o governo da Bahia, o publicitário Sidônio Palmeira está à frente da campanha do deputado federal Walter Pinheiro, do PT. Para tornar Pinheiro mais conhecido entre os eleitores, Sidônio disse que, durante toda a campanha, vai colar a imagem do candidato nas realizações do presidente Lula e do governador Jaques Wagner.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host