UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/08/2008 - 13h33

Pinheiro usa até bonecos gigantes para mostrar que é candidato "oficial" de Lula

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
Neste domingo (3), após uma caminhada pela periferia de Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro, candidato do PT à prefeitura da cidade, apresentou uma novidade, para mostrar aos eleitores que é o "candidato do presidente Lula e do governador Jaques Wagner": três bonecos gigantes com caricaturas de Lula, Wagner e do próprio candidato, todos "vestidos" de vermelho e com a estrela do PT.

Além de Pinheiro, o prefeito da capital baiana, João Henrique Carneiro (PMDB), candidato à reeleição, está usando a imagem do presidente na campanha. O PT tentou barrar a intenção do PMDB, mas foi derrotado na Justiça Eleitoral.

  • João Alvares/ Divulgação

    Pinheiro, candidato do PT, com boneco do Lula, para mostrar aos eleitores que é candidato "oficial" do presidente



    "ProUni municipal"
    No sábado (2), Pinheiro prometeu, durante um evento de campanha, a implantação do "ProUni municipal", caso seja eleito. "Salvador é uma cidade universitária. Vamos negociar com as faculdades particulares suas dívidas com o município em troca de vagas para estudantes com renda per capita familiar baixa", disse o candidato da coligação "Salvador-Bahia-Brasil", que congrega, além do PT, PSB, PC do B e PV.

    A idéia é inspirada no ProUni ( Programa Universidade para Todos), do governo federal, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes selecionados, pelas notas obtidas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em instituições privadas de educação superior. Em troca das bolsas, as instituições ganham isenções em alguns tributos.

    O candidato disse que vai conversar com o presidente Lula sobre sua proposta. "Tenho certeza de que terei o apoio do presidente, até porque somos do mesmo partido e o governo federal já colocou em prática o ProUni, com muito sucesso."

    Ex-prefeita de Salvador e candidata a vice na chapa petista, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) aproveitou os eventos para criticar o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM). "Pinheiro não precisa dormir no subúrbio, porque ele nasceu e foi criado no subúrbio. Conhece a gente do subúrbio. Nossa militância conhece cada canto dessa cidade, conhece a realidade do povo de Salvador", afirmou Lídice, numa referência ao fato de ACM Neto ter passado, na semana passada, 33 horas consecutivas visitando bairros da periferia da capital baiana (o democrata, inclusive, dormiu na casa de um ex-vereador, localizada no subúrbio).

    A estratégia dos candidatos petistas em "bater" em ACM Neto tem uma explicação. Pesquisa Datafolha divulgada no final do mês passado revela que o democrata tem 27% das intenções de voto, contra apenas 7% de Pinheiro. À frente do petista ainda estão o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), com 19%, e Antonio Imbassahy, do PSDB, com 25%.


    Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host