UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/08/2008 - 18h02

Justiça nega exclusividade de imagem de Lula ao PT

Gabriel Carvalho
Especial para o UOL
Em Salvador
A Justiça Eleitoral negou liminar ao PT contra o uso da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em materiais de campanha do prefeito João Henrique (PMDB), candidato à Prefeitura de Salvador (BA). A decisão é da juíza Maria Jaci, da 17ª Zona Eleitoral da cidade. Cabe recurso.

Na ação, a coligação Salvador, Bahia, Brasil, de Walter Pinheiro (PT), reivindicava exclusividade do uso da imagem de Lula em materiais de propaganda como folders, banners, bandeiras e adesivos, uma vez que, nos programas de rádio e televisão, o presidente só poderá aparecer no horário do PT, conforme diz a lei eleitoral.

O presidente Lula liberou a utilização de sua imagem a aliados, mas preferiu manter-se longe da disputa eleitoral no primeiro turno em cidades onde há mais de um candidato pertencente à base de governo.

Baseado nas declarações de Lula, João Henrique disse que a justiça agiu com lógica e bom senso. "Vamos usar [a imagem do presidente] sempre que precisarmos. Ele mesmo disse que sua imagem não é exclusividade do PT, uma vez que possui outros aliados e o PMDB é o maior deles. A ida do governador Jaques Wagner à nossa convenção atesta que a minha candidatura tem as bênçãos do presidente", avaliou. O candidato Walter Pinheiro não foi encontrado para comentar o assunto.

Além de Salvador, os candidatos petistas e peemedebistas do interior também travam intensa batalha pela imagem de Lula e de Jaques Wagner em material gráfico. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral do Estado, Colbert Martins (PMDB) e Sérgio Carneiro (PT), que é irmão de João Henrique, vivem o mesmo impasse. Os outros municípios baianos de grande e médio porte onde há o mesmo dilema são: Candeias, Juazeiro, Itabuna e Jequié.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host