UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/07/2008 - 12h00

Wagner diz que imagem de Lula não é exclusividade do PT

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
A campanha do deputado federal Walter Pinheiro (PT) à Prefeitura de Salvador sofreu uma ducha fria. O governador Jaques Wagner (PT) disse que Pinheiro não terá exclusividade para usar a imagem do principal cabo eleitoral do partido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado contava com a exclusividade do uso da imagem para reverter a sua posição nas pesquisas -o último levantamento Datafolha, publicado na semana passada, mostra Pinheiro em penúltimo lugar, com 7% das intenções de voto, à frente apenas do servidor público Hilton Coelho, do PSOL, que tem 1%.

Segundo Wagner, a decisão do presidente de liberar a sua imagem para os candidatos da base é "absolutamente natural". "Aquele que apresentar a melhor proposta leva vantagem", disse o governador.

Jaques Wagner voltou a dizer também que não pretende subir em nenhum palanque no primeiro turno -em Salvador, o PT tem três partidos na base de sustentação do governo: o PMDB, o próprio PT e o PSDB que, embora não tenha nenhuma secretaria, ocupa a presidência da Assembléia Legislativa.

"A minha posição é mais do que clara. Tenho três candidatos de partidos que estão na minha base mas, o mais próximo de mim, é Walter Pinheiro, pela história que construímos juntos no PT", completou.

Para irritação da executiva regional do PT, que defendia a exclusividade na utilização da imagem do presidente, Walter Pinheiro disse também que Lula não manifestou preferência por um candidato na sucessão de Salvador.

O deputado Walter Pinheiro afirmou que, durante a campanha, vai ficar claro que o PT é o partido do presidente Lula. "O companheiro Lula construiu toda a sua carreira política no PT, ele é um símbolo do nosso partido. E, nesta eleição, o candidato do PT sou eu."

Pinheiro disse ainda que as pesquisas revelam que mais de 30% dos eleitores de Salvador manifestaram interesse em votar "no candidato do PT". "O que nós precisamos mostrar para este gente que o candidato do PT sou eu", defendeu.

Por enquanto, os comitês de João Henrique Carneiro, prefeito e candidato à reeleição pelo PMDB, e Walter Pinheiro utilizaram imagens do presidente Lula. A vontade de aparecer ao lado do presidente é tão grande que a assessoria de João Henrique distribuiu uma fotografia do prefeito ao telefone, sorrindo.

A legenda falava que João Henrique, naquele momento, estava conversando com o presidente Lula. A imagem foi ironizada pelo candidato Hilton Coelho, do PSOL. "É uma das coisas mais ridículas que já vi em uma campanha. A foto mostra apenas o prefeito, e ele diz que está conversando com o presidente Lula."

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host