UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/07/2008 - 07h00

Candidata mais velha do Brasil, "Mamãe", 103, diz que cidades mudaram "para pior"

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Feira de Santana (BA)
  • Manuela Martinez/UOL

    "Mamãe" é candidata a vereadora em Feira de Santana pelo DEM


    Quando Deodata Pereira Borges nasceu, em 1º de agosto de 1904, o Brasil era governado por Rodrigues Alves e a 1ª Guerra Mundial (1914/1918) ainda demoraria dez anos para começar. Prestes a completar 104 anos, completamente lúcida e bem-humorada, "Mamãe", como é mais conhecida, disputa sua segunda eleição.

    Na primeira, em 2006, concorreu a uma cadeira para a Assembléia Legislativa da Bahia pelo PSDC e obteve 13.500 votos -número bastante expressivo para quem participou de poucas caminhadas e visitou poucas cidades além de Feira de Santana (108 km de Salvador), cidade onde mora há mais de 60 anos. Agora, Deodata Borges, que está filiada ao DEM, concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Feira de Santana. Ela precisa de cerca de 5.000 votos para a vitória.

    "Estou muito confiante. Quero ser vereadora para trabalhar para os mais pobres, melhorar a saúde, a educação e levar água e luz para toda a cidade", disse "Mamãe", que tem dois filhos, três netos e quatro bisnetos.

    • Manuela Martinez/UOL

      Na identidade, candidata tem 102: atraso no registro

      O único fato que tira o humor da candidata é o erro em seu registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Lá, apareço com 99 anos, mas, na verdade, tenho 103", corrige. A carteira de identidade da aposentada mostra que ela nasceu em 1905, na localidade de Santa Maria do Ouro (atual Botuporã), na Chapada Diamantina, uma das maiores atrações turísticas da Bahia.

      "Naquele tempo, os registros eram feitos muito depois do nascimento. Na verdade, os meus pais sempre me contaram que nasci em 1904", afirmou "Mamãe", que ganhou este apelido por ser "garota-propaganda" da rede de farmácias do filho mais velho, João Borges, 64. "Eu gravo os comerciais de primeira, não dou trabalho para ninguém", diz a candidata.

      Mãe contra filho
      • Manuela Martinez/UOL

        João Borges: filho e concorrente

        Dono de 21 farmácias espalhadas em nove cidades da Bahia e de uma distribuidora de remédios, João Borges também sonha em ser vereador de Feira de Santana. Aliás, o empresário disputa eleições desde 94. "Vou concorrer a uma vaga pelo DEM, o mesmo partido da minha mãe. Acho que ela vai ter muito mais votos do que eu porque sua popularidade é muito grande", afirma.

        Durante mais de sete décadas, Deodata Pereira fez todos os trabalhos em sua casa. "Eu ia para a cozinha, preparava o almoço e o jantar, cuidada dos filhos, fazia tudo." Agora, para passar o tempo, faz bordados e crochê. "Mamãe" costuma acordar entre 9h e 10h, e segue sempre a mesma rotina. Depois do almoço, chupa duas laranjas e dorme por uma hora. Em seguida, conversa com os filhos, netos e bisnetos e, depois das 18h, vê novelas. "Gosto muito de programas de humor, como o 'Zorra Total', por exemplo", diz a candidata, que também é fanática por futebol. "Acompanho a todos os jogos da Seleção Brasileira e do Vasco, o meu time do coração."

        Saudosista, Deodata Pereira acredita que, com o passar dos anos, as cidades brasileiras mudaram "para pior". "Antigamente não tinha tanta violência, hoje a gente morre dentro de casa, quando menos espera tem bala perdida." "Mamãe" também acha que os idosos são desrespeitados no Brasil e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "prometeu muita coisa, mas não fez quase nada."
        • Manuela Martinez/UOL

          Idosos são desrespeitados e cidades mudaram "para pior"



          Religiosa, Deodata Pereira costuma comparecer com freqüência às missas, sempre aos domingos e responde com simplicidade quando alguém indaga o que fazer para chegar aos 100 anos. "Não fiz nada para atingir 100 anos, foi Deus quem determinou. Só digo uma coisa, nunca fumei e nunca bebi." Em Feira de Santana, a candidata mora com uma irmã de 79 anos e um neto. "Meus pais tiveram 12 filhos. Dez já morreram e, agora, restam a mais velha, que sou eu, e a mais nova (Neuzita Chaves Pereira)", disse.

          Muito popular no bairro onde mora, "Mamãe" disse que gosta de ser "famosa". "Depois de velha é que a fama chegou. Demorou, mas chegou", afirma, com um sorriso. Tradição política é o que não falta à família de "Mamãe" -seu marido, Ismael Alves Borges foi candidato à Câmara Municipal de Andaraí na década de 50. "Ele perdeu, mas eu ficava admirada com a sua persistência", disse a candidata, que foi casada por 60 anos. "Depois que o meu marido morreu, fiz promessa para nunca mais casar. Recebi até algumas propostas, mas não quero saber mais de problemas em minha vida."

          Sem problemas de saúde, "Mamãe" diz ainda que está com "muita disposição" para participar das reuniões na Câmara de Feira de Santana, caso seja eleita em outubro próximo. "Acompanho todos os noticiários políticos e tenho muitos projetos para colocar em prática." Deodata Pereira disse também que, sempre que puder, vai participar de comícios, visitar bairros e caminhar com a população. "O contato com os eleitores é muito importante."

          Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

          Compartilhe:

            ÚLTIMAS NOTÍCIAS

            Mais notícias

            Hospedagem: UOL Host