UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/07/2008 - 17h41

Primeiros colocados em Salvador festejam resultado de pesquisa

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
Os três primeiros colocados na disputa pela Prefeitura de Salvador, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nessa quinta (24), reagiram com otimismo à análise dos números. "O resultado da pesquisa representa a realidade da cidade, a mudança que a população está sinalizando", disse o deputado federal ACM Neto (DEM), com 27% das intenções de voto.

"É para isso que estamos trabalhando", disse ACM Neto, destacando que ficou "muito satisfeito" com o seu desempenho na pesquisa. Em relação à pesquisa Datafolha anterior a essa, publicada em dezembro do ano passado, ACM Neto cresceu quase 11 pontos percentuais. Vale lembrar que a pesquisa de dezembro ainda incluía o radialista Raimundo Varela (PRB), que liderava a corrida eleitoral na época, mas desistiu da disputa e passou a apoiar ACM Neto.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ACM Neto está empatado com o ex-prefeito de Salvador, o tucano Antonio Imbassahy, que aparece com 25% das intenções de votos. Imbassahy disse que ficou "mais estimulado" para a disputa, após o estudo do Datafolha. "Os dados da pesquisa mostram que a população quer postos de saúde funcionando, um transporte público eficiente, lixo recolhido, e não aceita pessoas que querem fazer da eleição para prefeito trampolim para a disputa pelo governo do estado, em 2010", disse o tucano.

O atual prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), que disputa a reeleição, festejou o crescimento em relação à pesquisa passada. Carneiro passou de 10% para 19% das menções. "A população está vendo que conseguimos retomar os investimentos e há obras por toda a parte", disse.

O petista Walter Pinheiro, quarto colocado na pesquisa, com 7% das intenções de voto, não foi localizado pela reportagem. Hilton Coelho (PSOL) que aparece com 1% das intenções de voto, aposta que vai crescer após o horário eleitoral gratuito. "Os meus adversários estão estabilizados ou em queda. Com o espaço gratuito no rádio e na televisão, vou mostrar as minhas propostas", disse o candidato.

O Datafolha ouviu 831 eleitores da capital baiana nos dias 22 e 23 de julho. Essa foi a primeira pesquisa do Instituto para a corrida pelo cargo de prefeito de Salvador, após o registro das candidaturas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host