UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/10/2008 - 18h12

Gabeira confia no avanço das investigações do TRE sobre panfletagem "suja"

Diana Brito
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro
Depois da disputa acirrada pela prefeitura do Rio, o candidato derrotado por menos de 2% dos votos, Fernando Gabeira (PV), disse nesta terça-feira (28) que pretende viajar esta semana para descansar da agitação da campanha eleitoral e afirmou que confia no avanço das investigações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e do MPE (Ministério Público Eleitoral) do Rio sobre os panfletos apócrifos que o incriminaram durante a eleição.

"Eles estão avançando nas investigações. Inclusive, eu li uma matéria ontem (27) no UOL, em que o juiz Luiz Márcio Pereira disse que o caso está sendo analisado pelo MPE. Vamos dar um tempo para eles", disse Gabeira.

O candidato verde lamentou o que classificou de "campanha suja" do adversário vitorioso do PMDB, Eduardo Paes. "Não tenho elementos para dizer se a campanha suja influenciou ou não (na derrota). Já tinha até esquecido isso, quando soube da apreensão de panfletos e desvio de merenda escolar. Podem de tudo contra mim, mas desviar merenda escolar para a boca-de-urna é fora de tudo o que eu aceito", criticou.

Gabeira afirmou que não vai contatar o TRE para reverter o resultado devido à campanha ilegal de seu adversário, mas vai acompanhar as investigações das autoridades. "Não é possível que um país aceite que se use merenda escolar na boca-de-urna e não se apure", disse.

Na segunda-feira (27), Fernando Gabeira ainda levantou suspeita de uso de caixa dois pelo seu adversário Eduardo Paes. "Aqueles panfletos clandestinos (contra Gabeira) não são contados [nos gastos de campanha de Paes], eles foram produzidos pelo PT e a ala socialista do Partido dos Trabalhadores já demonstrou que não consta nas contas do PT", disse Gabeira.

Gabeira também considera que, além da utilização de kits escolares do "programa segundo tempo", criminosos distribuíram cestas básicas e R$ 50 para moradores na favela da Rocinha, no sábado (25), "o que caracteriza compra de votos".

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host