UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 03h25

Paes vence em 60 das 97 zonas eleitorais do Rio; Gabeira ganha na zona sul

Do UOL Notícias
Em São Paulo
A disputa no Rio de Janeiro foi a mais concorrida da história do município, de acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado. Eduardo Paes (PMDB) saiu vitorioso da disputa com Fernando Gabeira (PV) com pouco mais de 55 mil votos. Paes ficou com 50,83% dos votos válidos contra 49,17% de Gabeira.

Das 97 zonas eleitorais do município, Paes venceu em 60 delas, predominantemente na zona oeste e extremo norte. Gabeira conseguiu maioria dos votos na zona sul, onde concentra-se a maioria da elite carioca.

Na Barra da Tijuca, o candidato conquistou entre 51% e 70% dos votos (variação entre as zonas do bairro); no Jardim Botânico, Gabeira alcançou entre 58% e 73% da preferência do eleitorado; no Maracanã, foram mais de 61% dos votos; em Laranjeiras, o candidato do PV conseguiu 60% dos votos em uma das zonas eleitorais e mais de 75% dos votos nas outras; em Copacabana foram mais de 70% de votos válidos; e no Catete, 65% do eleitorado.

Gabeira também conseguiu boa votação em alguns bairros da zona norte do Rio. Em Del Castilho, ele alcançou mais de 57% dos votos válidos; no Méier, mais de 54%; na Tijuca, o candidato do PV ficou com 60% e 70% da preferência nas duas zonas eleitorais da região; na Vila Isabel, foram 68% dos votos; e, por fim, no Jardim Carioca, o candidato conquistou 56% do eleitorado.

Na região central da capital fluminense, Gabeira ganhou maioria dos votos apenas no bairro da Saúde com 52% e 57% dos eleitores que votaram no centro.

Paes vence na maioria das zonas eleitorais
Eduardo Paes ganhou com grande diferença em bairros da zona oeste, como Bangu - onde obteve mais de 65% dos votos nas zonas eleitorais -; Campo Grande, com mais de 62% do eleitorado; e Santa Cruz, também com mais de 62% dos votos válidos.

Na extrema zona norte do Rio, Paes somou importantes vantagens em relação a Gabeira. Ele ganhou, por exemplo, nas zonas eleitorais de Anchieta (62%), Cascadura (uma zona eleitoral com 54% e a outra com mais de 61%), Irajá (uma com 50% e outra com 58%) e Madureira (mais de 60%).

Entretanto, a disputa foi apertada em alguns bairros da cidade, como Estácio, onde Gabeira ficou com 52% e Paes, com 48%; e na Ilha do Governador, onde a diferença registrada foi a mesma de Estácio, mas com vantagem de Paes.

Em Todos os Santos, algumas zonas eleitorais deram vitória para Gabeira, outras para Paes. Na zona 207 e 208 ganhou Paes com 51% e 54% dos votos, respectivamente. Já na zona eleitoral 14, Gabeira ganhou com 51% da preferência.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host