UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 16h02

Vereadora Lucinha é convidada a se retirar de uma zona eleitoral na zona oeste do Rio

Diana Brito
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
A vereadora mais votada do Rio, Lucinha do PSDB, foi advertida verbalmente na manhã deste domingo (26) por fiscais do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, após ser flagrada numa zona eleitoral em Campo Grande, na zona oeste do Rio, com santinhos e adesivos do candidato a prefeito pelo PV, Fernando Gabeira. Ela foi convidada pelos agentes do Tribunal Eleitoral a se retirar do local numa tentativa de evitar boca-de-urna

De acordo com o TRE, Lucinha ficou cercada por eleitores, causando "tumulto" e por isso os fiscais pediram para que ela se afastasse da zona eleitoral, pois a ação poderia configurar boca-de-urna. O coordenador de fiscalização do TRE, juiz Luiz Márcio Pereira afirmou que a vereadora só não foi detida porque não chegou a distribuir os santinhos.
  • Rafael Andrade/Folha Imagem

    Lucinha ao lado de Gabeira e pastor. Vereadora foi convidada a se retirar de zona eleitoral


    "Ela (Lucinha) estava num local de votação em Campo Grande com mais três veículos cheios de adesivos para uma situação de aglomeração e com um pedido implícito de voto. Logo foi solicitado que ela saísse do local, se não poderia ser conduzida à delegacia por distribuir panfletos, o que seria uma situação desagradável para a vereadora. Não foi uma ação de flagrante de boca-de-urna, por isso que nós não agimos. Se a Lucinha estivesse distribuindo santinhos, ela seria detida", disse ao UOL Eleições o juiz eleitoral.

    Procurada pelo UOL, Lucinha não foi encontrada para contar a sua versão.

    A vereadora se reconciliou com Gabeira após o esclarecimento do candidato sobre o episódio envolvendo uma conversa telefônica ouvida por jornalistas, na qual ele disse que Lucinha teria uma "visão suburbana" sobre o aterro sanitário de Paciência, na zona oeste do Rio. O candidato verde ainda negou que tenha ofendido a vereadora aliada e disse que os repórteres ouviram apenas fragmentos de um diálogo.

    Processo eleitoral tranqüilo

    O presidente do TRE, desembargador Alberto Motta Moraes classificou no início da tarde deste domingo (26) como "tranqüilo" o processo eleitoral até o momento nas três cidades que realizam segundo turno no estado: Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Petrópolis. Mais cedo, ele realizou um sobrevôo na zona norte do Rio e disse que vai visitar ainda hoje o município de Petrópolis.

    O chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Carlos Soares David permanece com 1.200 policiais em Campos, no norte fluminense, visando garantir a segurança no segundo turno das eleições municipais.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host