UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/10/2008 - 00h11

Paes e Gabeira travam debate tenso na Globo

Thyago Mathias
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro
  • Luiz Thiago Santos/UOL

    Candidatos travaram debate "escorregadio" nesta sexta-feira (24), último embate antes da votação do segundo turno

Os candidatos Eduardo Paes (PMDB-PP-PSL-PTB) e Fernando Gabeira (PV-PSDB-PPS) travaram um debate escorregadio, o último antes do segundo turno das eleições do Rio de Janeiro. O peemedebista lançou questões para tentar mostrar que o adversário não conhece determinadas regiões da cidade, sobretudo na zona oeste. Gabeira, por outro lado, lembrou o apoio de milicianos à candidatura de Paes.

No primeiro bloco, com perguntas de tema livre feitas pelos dois concorrentes, o deputado Gabeira pediu que Paes explicasse as afirmações de campanha de que seria, o peemedebista, o candidato da integração entre a Prefeitura e os governos estadual e Federal. Gabeira esclareceu que "tanto o presidente quanto o governador respeitam os candidatos, não importa quem seja" e citou o caso paulista, que não perdeu recursos federais por ser administrada por um prefeito de oposição.

"Pode parecer coisa óbvia, mas o que tem acontecido nos últimos 20 anos é que o atual prefeito, que apóia o candidato Fernando Gabeira, é campeão em conflitos e é incapaz de se relacionar com os demais níveis de poder", respondeu Paes, na tréplica, para lembrar o apoio de Cesar Maia à chapa do PV.

"Quais são suas evidências para dizer que, na minha gestão, Cesar Maia sai por uma porta e entra por outra?", inquiriu o candidato do PV, pouco depois, para obter de Paes a acusação de que ele, Gabeira, esconderia o apoio de Maia. O peemedebista afirmou, ainda, que ele, ao contrário, tinha seus apoios divulgados pela imprensa e não escondeu estar com Maia, na época em que foi subprefeito.

"Seria o mesmo que dizer que o deputado Jorge Babu, que o apóia, traria as milícias pelas portas dos fundos para ocupar sua prefeitura", revidou Gabeira, que disse só ter encontrado o prefeito cinco vezes na vida e lembrou que Babu (PT), perseguiu militantes do PV em Campo Grande e em Santa Cruz. "Você diz desse prefeito que me apóia, mas eu poderia dizer assim: o Jorge Babu, que te apóia, de vez em quando é acossado pela Polícia Federal. Isso não significa que você está absolutamente desqualificado para discutir a ordem pública", disse Gabeira, que voltou à questão, no início do segundo bloco, após pergunta de Paes.

DEBATE 'RECORD'

"Cidade da Música", "maconha", "dengue" e "progressão continuada" são temas de debate na TV Record no Rio

A partir daí, Paes tentou fazer com que Gabeira escorregasse em duas perguntas. Na primeira, sobre as atribuições que a Prefeitura assumiu em relação ao saneamento, sem identificar quais eram elas. O candidato do PV também não discriminou os projetos e preferiu falar genericamente sobre o saneamento da zona oeste, que seriam o "maior problema ambiental do Rio de Janeiro". O peemedebista, em seguida, afirmou que a Prefeitura assumiu os sistemas da zona oeste e das favelas, mas não fez qualquer obra, apesar de receber R$ 60 milhões da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Na segunda oportunidade, já no terceiro bloco, Paes perguntou sobre as propostas de Gabeira para o pólo de Inhoaíba. "O pólo de Inhoaíba é o nosso 25º pólo", respondeu o deputado federal, ao propor a transformação do trem de Santa Cruz, na mesma região, em metrô de superfície. Paes, que esperava provar o desconhecimento do adversário sobre a zona oeste, não soube o que comentar, durante a réplica.

Com perguntas delimitadas por temas sorteados, o quarto bloco foi o que apresentou mais discussões de propostas e menos truques de um debatedor contra o outro. Paes defendeu a atuação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas e discorreu sobre a progressão de impostos como o ISS e o IPTU, que seria diminuído para empresas que se instalassem em regiões abandonadas, como a da Leopoldina. Gabeira propôs a implantação do bilhete único na rede de transportes e garantiu que o aparelhamento dos postos de saúde da Prefeitura seria uma opção mais econômica e eficaz para resolver os problemas de saúde.

Em suas considerações finais, os dois candidatos agradeceram aos telespectadores e lembraram suas trajetórias. Paes citou sua aliança com os governos estadual e Federal e Gabeira comentou sobre sua atuação contra a ditadura e sobre os panfletos apócrifos que circularam contra sua candidatura, ao longo do segundo turno.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host