UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 19h54

Na reta final, Paes e Gabeira seguem empatados na disputa pela Prefeitura do Rio

Diana Brito
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro
Datafolha e Ibope divulgaram novas pesquisas sobre as intenções de voto para o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (22). Os levantamentos mostram que a disputa está ainda mais acirrada entre os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB). Embora haja diferenças entre os resultados, os dois institutos apontaram empate técnico entre Paes e Gabeira.

Segundo os institutos, a disparidade em alguns números atribui-se a diferenças metodológicas. O Datafolha faz pesquisa em pontos de grande movimento, nas ruas, enquanto o Ibope realiza um levantamento domiciliar.

  • Reprodução

    Datafolha mostra empate
    técnico entre Paes e Gabeira

Nos números do Datafolha, Eduardo Paes aparece agora numericamente à frente de Fernando Gabeira. Considerada a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois permanecem tecnicamente empatados.

Paes cresceu dois pontos em relação à pesquisa anterior, de 17 de outubro, e obteve 44%. Segundo o instituto, ele ficaria entre 41% e 47%.

A taxa de intenção de voto de Gabeira oscilou 3 pontos para baixo e alcançou 41% das intenções de voto, com a margem de erro teria entre 38% e 44%.

Os votos brancos e nulos somaram 9% dos entrevistados. Os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam passaram de 7% para 6%.

A pesquisa, foi encomendada pela terceira vez pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi realizada entre os dias 21 e 22 de outubro, com 1.313 eleitores, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio.

Ibope

  • Reprodução

    No Ibope, Gabeira e Paes estão numericamente empatados

Já nos resultados do Ibope, Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) aparecem empatados numericamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Eduardo Paes subiu quatro pontos e atingiu 43% das intenções de voto. Segundo o instituto, ele estaria entre 41% e 45%.

Fernando Gabeira também subiu um ponto e aparece com 43%. Pela margem de erro teria entre 41% e 45%.

As intenções de voto em branco ou nulo somaram 7%. Não responderam ou disseram que não sabiam em quem votar 7% dos entrevistados.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 21 e 22 deste mês e entrevistou 2.002 eleitores na capital fluminense. Esse é o segundo levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O resultado foi registrado na Justiça Eleitoral.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host