UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 14h24

Na reta final, Paes e Gabeira se concentram na saúde no horário eleitoral

Da Redação
No Rio de Janeiro
Os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro voltaram a priorizar um mesmo assunto na propaganda exibida no horário eleitoral na TV nesta quarta-feira (22). Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) dedicaram grande parte dos vinte minutos do horário para falar de saúde.

Paes, que é apontado como o "prefeito da saúde" em seu programa, voltou a defender a expansão da rede de Unidades de Pronto-Atendimento, as já famosas UPAs 24 horas. Esta atitude, segundo o peemedebista, seria prática, pois as unidades demandariam pouco tempo para serem construídas. As UPAs também reduziriam as filas nas emergências dos hospitais públicos.

O candidato também prometeu investir no programa "Saúde da Família" e citou Niterói como exemplo de sucesso na adoção do projeto. A Secretária de Saúde de Niterói gravou depoimento explicando os motivos do êxito. A criação do PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso), programa similar destinado aos moradores que já atingiram a terceira idade também foi defendida.

Fernando Gabeira (PV) também abriu seu programa falando sobre saúde. Além de falar sobre a urgência de se combater a dengue e da necessidade de recuperar alguns postos de saúde, o candidato dedicou alguns minutos à defesa de uma melhor gestão dos leitos hospitalares.

Segundo ele, os leitos têm de ser usados de "maneira mais inteligente", pois enquanto "há quartos vazios" em alguns hospitais, em outros os pacientes são internados no corredor, "sem privacidade".

A questão foi introduzida pela música "Saúde", de Rita Lee e Roberto de Carvalho. "Como uma Onda", na voz de Lulu Santos, também foi utilizada no programa, que contou com o depoimento do teólogo Leonardo Boff.

Agradecimento



Já em clima de reta final de campanha, Gabeira aproveitou o programa desta quarta (22) para agradecer aos voluntários que aderiram ao seu projeto. Ao falar sobre a "Onda Verde", que teria oito mil voluntários, o candidato fez referência à corrida presidencial nos Estados Unidos, onde, na opinião do candidato, movimento semelhante estaria ocorrendo em torno da candidatura do democrata Barack Obama. "As pessoas voltam a acreditar na política", disse.

União



Eduardo Paes voltou a defender a tese de que seria o candidato ideal para governar a cidade em harmonia com os governos estadual e federal. Desta vez, o programa do candidato usou a história de uma família que trabalha junta em um bem-sucedido processo de reciclagem como metáfora para ressaltar a união. "Esse é o verdadeiro sentido da democracia".

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host