UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 11h09

Paes volta a usar UPAs na TV; Cabral inaugura 13ª unidade

Thyago Mathias
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
Candidato à Prefeitura do Rio pelo PMDB, Eduardo Paes exibiu uma fala gravada dentro de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, em seu programa eleitoral desta terça-feira (21). Logo em seguida, um quadro intitulado "balanço UPA no Rio" afirmou que eram 12 as unidades em funcionamento na cidade do Rio. Estava desatualizado. No mesmo dia, o governador Sérgio Cabral, que apóia Paes, inaugurou a segunda UPA de Campo Grande, a 13ª no município.

Instalada em apenas 15 dias, ao custo de R$ 3 milhões, a nova unidade fica em um dos maiores bairros da zona oeste, região que concentra quase 35% dos eleitores cariocas e é disputada voto a voto entre Paes e Fernando Gabeira (PV). Como candidato, o peemedebista não pode participar de inaugurações de obras públicas, mas cabos eleitorais com bandeiras da campanha de Paes foram vistos nos arredores do evento. Cabral, entretanto, disse que a inauguração da obra a cinco dias das eleições era "coincidência".

"O governo está inaugurando obras todos os meses", alegou o governador, que além de apoiar explicitamente o candidato, pede votos no programa de TV do PMDB.

Liminar proibiu UPAs na TV


No primeiro turno, uma liminar interposta pela coligação do candidato derrotado Marcelo Crivella (PRB) e aceita pelo TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, proibiu a veiculação de imagens de qualquer programa, serviço ou obra do Governo do Estado no programa eleitoral de Paes. A decisão, que fazia referência clara às UPAs, permanece válida, segundo a assessoria de imprensa do TRE-RJ.

Além de Paes, o programa de terça mostrou depoimentos gravados por usuários dentro das UPAs, que são iniciativas do governo estadual encampadas pelo candidato. O peemedebista promete construir 40 novas unidades na cidade do Rio, caso seja eleito. Procurado, Paes não respondeu às solicitações do UOL Eleições.

Três outras inaugurações estão previstas na agenda do governador, até o domingo de votação. Desde que não seja transformado em comício, esse tipo de evento não é proibido pela legislação eleitoral. Em comparação, apenas quatro unidades foram inauguradas ao longo de 2007, contra 14, neste ano, em todo o Estado.

O TRE-RJ pode aplicar uma multa de R$ 35 mil por cada divulgação proibida das UPAs, tanto na propaganda eleitoral gratuita como nas inserções distribuídas ao longo do horário comercial.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host