UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/10/2008 - 17h35

Ex-ministra Marina Silva afirma não contrariar PT ao apoiar Gabeira no Rio

Diana Brito
Especial para UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
A ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PT) declarou apoio ao candidato à Prefeitura do Rio, Fernando Gabeira (PV), ao contrário de seu partido, que firmou aliança na quarta (8) com o candidato adversário Eduardo Paes (PMDB). Gabeira já anuncia o apoio em seu site.

Em entrevista ao UOL Eleições nesta sexta-feira (10), Marina Silva afirmou que antes de expor sua opção pelo candidato verde, ela pediu permissão ao presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

"O meu apoio a Fernando Gabeira é pessoal. Eu respeito o PT do Rio, mas não poderia deixar de lado tudo o que ele (Gabeira) representa para uma visão atualizada no caminho da sustentabilidade ambiental. Alguém que me ajudou e ajudou Chico Mendes no amparo ao meio ambiente. Posso garantir que não é um apoio envergonhado, porque a primeira coisa que fiz foi comentar com Berzoini sobre o assunto", disse a senadora.

Na quarta (8), o diretório municipal do PT no Rio de Janeiro oficializou o apoio no segundo turno ao candidato a prefeito Eduardo Paes, do PMDB. Apesar das pesadas críticas que o peemedebista fez ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no passado, a petista Benedita da Silva, secretária estadual de Ação Social e Direitos Humanos, justificou que a escolha por Paes se fez "devido à existência de uma conjuntura política que permite alianças com o PMDB".

Marina Silva também garantiu que, se for preciso, ela subirá no palanque de Gabeira no Rio. "Se a minha presença for importante, para mim não será problema ir ao Rio. Tenho respeito pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), mas não tenho dúvida que a minha opção é Gabeira. Nunca me omiti na minha trajetória política, por isso só quero a vitória do Gabeira. Sabendo que será uma grande contribuição para o Rio, eu não poderia ficar em silêncio neste momento, seria contraditório", alegou.

O candidato Fernando Gabeira disse nesta sexta (10), durante corpo-a-corpo em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, que a ex-ministra Marina Silva está articulando um manifesto de ecologistas em torno de sua candidatura. O candidato ainda afirmou que pretende reunir experiências e projetos bem-sucedidos na área ambiental em outros países para adotar em sua administração, caso seja eleito.

Durante a disputa no segundo turno, Gabeira também afirmou que vai investir pesado com a campanha na zona oeste da cidade, onde teve um de seus piores desempenhos nas urnas. Segundo o candidato, a partir da semana que vem ele vai continuar o corpo-a-corpo na região.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host