UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/10/2008 - 12h33

Acordo de formalização de apoio se transforma em Paes e PCdoB unidos contra Gabeira

Thyago Mathias
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
Críticas a Fernando Gabeira (PV) deram o tom no ato de confirmação da aliança de PCdoB com a candidatura de Eduardo Paes (PMDB), na manhã desta sexta-feira (10). No documento em que o partido formaliza o apoio, três dos quatro tópicos apresentados faziam referência ao candidato do PV, que, segundo o diretório municipal comunista, representaria o "conservadorismo modernoso" , "a nova fase do moralismo fundamentalista" e do "lacerdismo".

"Todo mundo acha que o Gabeira pode representar a esquerda, pode fazer uma gestão competente, mas nós não achamos isso. Nós não vamos entrar para uma aliança com DEM e PSDB, para um 'acordão' que foi feito desde o início", criticou Jandira Feghali, que ficou no quarto lugar no primeiro turno, durante a reunião.

Além de Jandira, estavam presentes o deputado estadual Fernando Gusmão e do deputado federal Edmilson Valentim, além de lideranças do PTN e PHS, que ratificaram um apoio conjunto. A presidente do PCdoB carioca, Ana Rocha, assinou o termo de compromisso junto com Paes. No documento, de três folhas, o peemedebista aceitou incluir e fortalecer políticas genéricas de democratização cultural, inclusão de etnias e gêneros e parcerias com o Governo Federal em seu plano de governo.

"Nós temos tentado nos diferenciar da candidatura adversária. Ali tem o discurso da transparência, mas os acordos são feitos embaixo dos panos. Nossos apoios são abertos, feitos às claras, como esse aqui", declarou o candidato, entre elogios a Jandira. "Nós queremos unir forças políticas que possam representar os mais variados segmentos da sociedade", respondeu Paes, ao ser questionado sobre uma aliança que reúne de comunistas a partidos assumidamente de direita, como o PP.

Apesar de militantes do próprio PCdoB terem afirmado que Jandira poderia assumir a Secretaria Municipal de Saúde, numa eventual gestão Paes, os dois negaram qualquer discussão a respeito. Ainda assim, o candidato afirmou que "a Jandira seria um bom nome para qualquer função".

Os comentários que Gabeira teria feito acerca da vereadora Lucinha (PSDB) também não foram poupados:

"O que o Gabeira soltou sobre o subúrbio é a essência dele", acusou Jandira. "Como eu morei no subúrbio a maior parte da minha vida, esse preconceito nos descola ainda mais da candidatura Gabeira. O discurso dele foi o ato falho da essência", concluiu a comunista, ao mesmo tempo em que negou ter feito críticas pessoais a Paes e ter se declarado como candidata do presidente Lula, no primeiro turno.

"Vamos fazer uma campanha por essa gente boa do subúrbio, que construiu o Rio de Janeiro", arrematou Paes.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host