UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

09/10/2008 - 15h01

Gabeira e Paes comentam com frieza pesquisa Datafolha

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
O resultado da pesquisa do Datafolha que aponta empate técnico entre Fernando Gabeira (PV), com 43%, e Eduardo Paes (PMDB), com 41%, foi comentado com frieza pelos candidatos à Prefeitura do Rio, após o primeiro debate do segundo turno, na sede do jornal "O Globo".

"Acho que foi bom ter havido um empate técnico, pois mantém o clima de debate e faz com que o eleitor acompanhe mais de perto os debates e escolha quem é o melhor, mas as simulações às vezes falham", respondeu Gabeira à imprensa, quando perguntado sobre a migração de votos do candidato Marcelo Crivella (PRB) para sua legenda. "Não podemos confiar religiosamente em simulações", concluiu, com certa ironia.

Durante o debate, Paes já havia minimizado o apoio do eleitorado de Crivella, com quem ainda não estabeleceu acordo para uma aliança nesta etapa das eleições:

"Eu não tive ainda o apoio do senador Crivella, mas ele tem uma parcela cativa do eleitorado", afirmou o peemedebista, que disse esperar contar com ela.

Segundo o Datafolha, 33% dos eleitores que disseram ter escolhido Marcelo Crivella no primeiro turno votariam em Gabeira e 39%, em Paes. A diferença pequena surpreendeu analistas procurados pelo UOL Eleições:

"Era de se esperar que Eduardo Paes atraísse mais dos votos que foram de Marcelo Crivella, pela identificação com o perfil mais conservador desses eleitores", opinou o pesquisador Cesar Romero, da PUC-Rio.

"Esse empate técnico faz com que a gente acorde mais cedo, durma mais tarde e trabalhe mais. Esta vai ser uma eleição disputada voto a voto", declarou o peemedebista, que afirmou não seguir pesquisas nem agora e nem no primeiro turno, quando liderava os levantamentos.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    pesquisa do Datafolha que aponta empate técn%>