UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

09/10/2008 - 14h59

No Rio, horário eleitoral gera discórdias antes de ir ao ar

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
Os programas eleitorais só retornam ao rádio e à televisão na segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, mas já se tornaram motivo de discussão entre os candidatos que se enfrentam no segundo turno. Durante ato de campanha na zona oeste, nesta quarta-feira (8), Fernando Gabeira (PV) defendeu programas com a duração de cinco minutos por candidato, metade do tempo previsto na lei eleitoral, mas teve a proposta desqualificada por Eduardo Paes (PMDB).

"Não precisamos desse tempo todo na TV. Não é necessário. Em cinco minutos, podemos defender um programa eleitoral nacional", propôs Gabeira, para quem programas curtos não cansariam os eleitores.

"Diminuir o tempo por quê? Ele não tem propostas?", provocou Paes, que deixou de lado a estratégia do primeiro turno, de não se envolver em polêmicas.

"Não é falta de propostas. Eu tenho muitas propostas. Só que tenho a capacidade de dizê-las em tempo menor", encerrou a discussão o candidato do PV, ao saber do comentário do peemedebista.

Os dois concorrentes já se reuniram com suas equipes para rediscutir os formatos do horário eleitoral, sobretudo na TV. De acordo com a assessoria de Eduardo Paes, não estão previstas grandes alterações, uma vez que o formato adotado ao longo do primeiro turno "mostrou-se eficiente" e "trouxe bons resultados". Prevê-se a inclusão de mais depoimentos e sugestões populares, dentro do quadro "manda ver!", seguidos de respostas de Paes.

O desafio maior para Gabeira é transformar um programa de 4 minutos e 46 segundos, que ia ao ar duas vezes por semana, em um com 10 minutos diários. Segundo o coordenador de TV da "Frente Carioca", o publicitário Lula Vieira, a estratégia de detalhar os programas de governo e de incluir a participação de artistas permanece. A nova aposta, contudo, está na gravação de externas, sobretudo as que mostrarem Gabeira em contato com o povo na zona oeste.

"O programa vai ser feito sobre a campanha na rua. Vamos ter, inclusive, um jornal de campanha, mas queremos continuar com a mesma identidade e cuidado estético", adiantou o publicitário, que prevê uma audiência maior para o segundo turno, pela duração menor e qualidade dos programas, que não devem motivar o telespectador a desligar a TV. "O Paes também tem uma equipe boa e faz um programa de qualidade", elogiou o marqueteiro do PV.

Gabeira dedica a sexta (10) ao programa eleitoral, em estúdio. O candidato do PMDB não informou sua agenda de gravações, mas já registro o agradecimento aos eleitores que vai ao ar no programa de segunda-feira.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host