UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/10/2008 - 11h46

Enquanto PDT não se define, Jorge Roberto (Niterói) anuncia apoio a Gabeira

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
Jorge Roberto Silveira (PDT) vai apoiar a candidatura de Fernando Gabeira (PV), no Rio de Janeiro, anunciou nessa terça-feira (7) o prefeito eleito de Niterói, em sua primeira entrevista coletiva. A manifestação de Jorge Roberto deve contrariar o diretório municipal de seu partido, que se reúne apenas na sexta (10) para decidir sobre a formação de alianças e já mostrou preferência por Eduardo Paes (PMDB), com quem o ministro do Trabalho, Carlos Lupi reuniu-se na segunda-feira (6).

"Vou dar ao Gabeira o mesmo tratamento carinhoso que o PV me deu em Niterói. Sou muito partidário, mas, nesse caso específico, estou com o Gabeira. Almoço com ele amanhã (quinta-feira, 9) para manifestar minha posição", afirmou o niteroiense. "Seria extraordinário para o Rio de Janeiro ter um prefeito como Fernando Gabeira. É um político de vanguarda, com pensamento moderno. Vai ser muito bacana ser prefeito de Niterói com o Gabeira no Rio. Podemos fazer parcerias interessantes", completou.

Apesar de a vitória de Jorge Roberto ter representado uma derrota para o governador Sérgio Cabral (PMDB), que se envolveu diretamente na campanha pelo adversário do pedetista, o futuro prefeito de Niterói descartou que seu apoio a Gabeira faça parte de uma tentativa para que o Governo não controle também a capital:

"As eleições acabaram. Sérgio Cabral é governador de todos os fluminenses e pretendemos discutir com ele assuntos como a Linha 3 do Metrô. Com o governo federal, vamos trabalhar na formação profissional dos jovens para que eles possam buscar empregos nas empresas do Complexo Petroquímico de Itaboraí", adotou postura pragmática o pedetista, que, como Gabeira, enfrentou aliança entre os governos Federal e do Estado, nas urnas. "Em todas as cidades que tiveram candidatos apoiados pelo governador os adversários venceram no primeiro turno. Daqui a dois anos, Cabral será candidato à reeleição e ele precisa ver o que está dando errado no seu governo", criticou.

Ele disse que pretende, ainda, procurar a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, outra pedetista que derrotou Cabral, no segundo maior município do Estado, para propor parcerias na área de saneamento.

Com mais de 60% dos votos válidos, Jorge Roberto conseguiu também eleger uma bancada a seu favor na Câmara Municipal. Dos 18 vereadores eleitos, seis são do PDT e, pelo menos, quatro são de sua base aliada, que inclui PP e PPS.

Com sua governabilidade garantida, o futuro prefeito já apresentou nomes e projetos para janeiro: Hamilton Pitanga, que foi seu secretário de governo em gestões passadas, e a presidente do PDT de Niterói, Eva Ramos, foram anunciados como "óbvios" na composição do secretariado. Jorge Roberto também disse que vai rever o edital de licitação e executar a obra do túnel Cafubá-Charitas, além de acabar com o lixão do Morro do Céu.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host