UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/10/2008 - 16h47

Na reta final da campanha no Rio, todos querem a zona oeste

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Eduardo Paes (PMDB) em Santa Cruz, Marcelo Crivella (PRB) em Padre Miguel, Fernando Gabeira (PV) em Bangu, Jandira Feghali (PCdoB) em Campo Grande: nesta quinta-feira (02), a dinâmica da última semana de campanha por uma vaga no 2º turno se repete, numa disputa pelos votos da zona oeste do Rio.


Com mais de 1,5 milhão de eleitores, a região concentra 32,6% dos votos na capital e será decisiva para a definição das eleições. A expansão imobiliária observada em bairros de perfis tão diferentes como a Barra da Tijuca e Campo Grande foi acompanhada pelo maior crescimento médio entre as zonas eleitorais da cidade, de quase 10%, desde 2004.


  • Luciana Whitaker/Folha Imagem

    Praia entre Barra e Recreio: região será decisiva para as eleições no próximo dia 5


    O diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, professor Cesar Romero Jacob, autor de análises sobre indicadores da geografia eleitoral carioca, confirma o peso desses bairros nas duas últimas votações, mas discorda da divisão por critérios exclusivamente geográficos.


    "Essa é uma divisão administrativa, não bate com a divisão por escolaridade e renda, que é o que interessa para a questão eleitoral. Os mapas mostram muito claramente que há uma zona oeste rica, formada por Barra e Recreio, e uma zona oeste pobre, sobretudo em Santa Cruz, Sepetiba, Paciência", analisou, fundamentado por números do IBGE.


    De fato, enquanto a sub-região administrativa da Barra da Tijuca apresenta o sexto melhor índice de desenvolvimento humano municipal (IDH), com 0,92, a de Santa Cruz aparece em 27º, com 0,75 no índice que vai de 0 a 1. Na atual gestão, a Barra recebeu investimentos de quase R$ 1 bilhão, mais de 50% destinados à controversa Cidade da Música. Em toda a sub-região de Santa Cruz, no entanto, não há uma sala de cinema.


    Alguns problemas, por outro lado, são comuns a toda a zona oeste, como a falta de coleta e tratamento de esgoto. Depois de atrasos, o emissário submarino da Barra, obra dos sucessivos governos estaduais, entrou em funcionamento no final de 2006 e despeja 900 litros de esgoto não tratado por segundo no mar do bairro, onde moram Crivella e Paes.


    O peemedebista, já foi subprefeito da Barra e Jacarepaguá, lidera as intenções de voto na região. É de lá, também, que Crivella espera obter os votos para superar Gabeira. O peerrebista insistiu, na caminha por Padre Miguel, em fazer o contraponto entre "o candidato dos ricos, lá de Botafogo, Leblon e da Zona Sul, e o Crivella, candidato desse povo sofrido e valente".


    A área identificada por Cesar Romero como "zona oeste pobre" concentra mais de dois terços da população evangélica do Rio. Foi sobretudo em Campo Grande que Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal, obteve a maior proporção de votos nas disputa pela prefeitura em 2004, perdida para Cesar Maia (DEM).


    Naquela mesma eleição, 36% da Câmara Municipal passou a ser integrada por representantes da região. Entre os 18 vereadores eleitos, encontram-se acusados de envolvimento com milícias, como Jerominho Guimarães (PMDB), preso desde o ano passado.


    "Nesta parte mais pobre, não é o discurso que leva o eleitor a definir o voto. Na verdade é a capacidade das máquinas políticas atuarem lá. Isso quer dizer, as máquinas dos partidos políticos, as máquinas das igrejas, dos sindicatos, das milícias, que não estão aqui (na zona sul)", avalia o professor Cesar Romero.



    Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      Eduardo Paes (PMDB) em Santa Cruz, Marcelo Crivella (PRB) em Padre Miguel, Fernando Gabeira (PV) em Bangu, Jandira Feghali (PCdoB) em Campo Grande: nest%>