UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/10/2008 - 11h16

Crivella (PRB-RJ) propõe nova regulação para pesquisas

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

O senador Marcelo Crivella (PRB) pôs mais lenha na fogueira da suposta manipulação de pesquisas de intenção de voto ao afirmar, nessa terça-feira (30), que vai apresentar ao Senado um projeto de lei que obrigue os órgãos de mídia a divulgar todas as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, independentemente de quem as tenha encomendando.


"Essa lei vai ser a redenção do problema. Vai acabar com a manipulação, porque com todas as pesquisas na mídia, o eleitor vai poder confrontar e saber qual instituto apurou melhor e qual tem mais precisão. É uma maneira de evitar que um determinado órgão, partido ou veículo encomende a pesquisa, manipule o resultado e a publique", justificou o senador.


A proposta surgiu depois de outros candidatos à prefeitura do Rio solicitarem a realização de auditoria nos números do Ibope , que, no fim de semana, divulgou pesquisa com resultados divergentes de outra feita pelo Datafolha. O Partido Verde, de Fernando Gabeira, foi mais longe e ameaçou formalizar uma representação contra o instituto.


Nas acusações do PV, o Ibope pressionaria os resultados de Gabeira para baixo, dentro margens de erro, ao mesmo tempo em que faria movimento inverso com os números de Crivella. Dessa forma, estimularia o segundo turno entre o peerrebista e Eduardo Paes (PMDB). Ainda, segundo o PV, a alteração das pesquisas ocorreria em troca de pagamentos realizados pelo PMDB.


Mesmo apresentado como um dos beneficiados, inocentemente, pela manipulação, Crivella declarou-se também prejudicado por pesquisas que subestimariam sua capacidade eleitoral e propôs o que seria uma ação preventiva. "Assim como todo candidato de partido com representação na Câmara dos Deputados deve ter o mesmo espaço na mídia, as pesquisas também devem ter", sugeriu.


Para Chico Alencar (PSOL), no entanto, "a proposta do Crivella está invertida". O candidato defende a não divulgação de pesquisas nos dez dias anteriores à votação.



Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O senador Marcelo Crivella (PRB) pôs mais lenha na fogueira da suposta manipulação de pesquisas de intenção de voto ao afirmar, nessa terça-feira (30), %>