UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/09/2008 - 13h09

Candidatos exigem auditoria no Ibope, que responde a acusações de Gabeira

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

A diferença entre as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado (27) sobre a corrida eleitoral no Rio, elevou os ânimos dos candidatos Fernando Gabeira (PV), que estuda medidas para processar o Ibope, Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (PT), que aderiram ao pedido do prefeito Cesar Maia para realização de uma auditoria dos institutos.


"Estamos reunindo documentos e contratos que o PMDB tem com o Ibope, para mostrar depois das eleições. Em todas as cidades do Rio onde o PMDB concorre, ele contratou o Ibope para fazer suas pesquisas internas. Por isso, quando o Ibope divulgar uma pesquisa de intenção de voto nessas cidades, deveria dizer 'estamos publicando essa pesquisa, mas temos contrato com o PMDB também', para deixar mais claro o jogo", comentou Gabeira, durante ato de campanha, no domingo (28).


Entre as denúncias levantadas pela coligação PV-PSDB-PPS, está a de que o Ibope usaria seu escritório em Salvador para receber pagamentos do PMDB, em troca da manipulação das margens de erro de Gabeira, para baixo, que estimularia o segundo turno entre Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes (PMDB). No Ibope, aparece uma diferença de 14 pontos em favor de Crivella contra Gabeira, enquanto no Datafolha ela seria de apenas 3%, dentro da margem de erro.


De acordo com um militante que participou de reuniões de campanha do PV, e não quis se identificar, o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), que é vice na coligação dos partidos, teria desconfiado de visitas freqüentes de funcionários do Ibope ao gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB).


O presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, que já havia acusado o instituto de utilizar o arredondamento dos números para distorcer os resultados em prejuízo de Gabeira, agora afirma que há um movimento contrário.


"O Ibope foi obrigado a iniciar a correção de suas manipulações. As eleições se aproximam e seu prestigio comercial começa a estar em jogo", divulgou Sirkis, pela Internet.


Mais brando, foi também na Internet, por meio de seu Ex-Blog, que Cesar Maia sugeriu a realização de auditoria pelo instituto. "Este Ex-Blog, pelo respeito à tradição e à importância do Ibope, este prestigiado instituto de opinião, cujo alcance e responsabilidade se traduzem pelo multiplicador dado através de importantes meios de comunicação, vem solicitar que faça uma urgente auditoria em relação aos números publicados relativos ao candidato Crivella no Rio", pediu o prefeito, para quem há uma sobrevalorização da candidatura do senador, que seria justificada pela metodologia de pesquisa domiciliar durante dias úteis, adotada pelo Ibope.


Nessa segunda-feira (29), Jandira e Molon também pediram a realização de auditoria: "Espero que auditem todas as pesquisas. Querem o segundo turno para dar vitória a Eduardo Paes", declarou Jandira.


Covarde, omisso e dissimulado


Em resposta às acusações, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, partiu para o ataque. "Gabeira deveria lembrar que o PSDB é nos últimos 20 anos o maior cliente nacional do Ibope", respondeu Montenegro, que, na segunda, já havia chamado o candidato do PV de "covarde, omisso e dissimulado".


Segundo o instituto, não há contrato de exclusividade com o PMDB, que seria apenas um cliente maior junto com outros partidos que encomendam pesquisas qualitativas ao Ibope no estado, como PP, PDT e o próprio PV.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A diferença entre as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado (27) sobre a corrida eleitoral no Rio, elevou os ânimos dos candidatos Fernando Ga%>