UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/09/2008 - 14h11

Chico Alencar quer impugnação de Solange por suposto abuso

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Chico Alencar, disse ter entrado na tarde desta sexta-feira (26) com uma representação contra a candidatura de Solange Amaral (DEM) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em que pede a cassação do registro da democrata, por abuso do poder econômico e político e coerção de servidores públicos.


Segundo Alencar, na noite de quarta-feira, Solange e o prefeito Cesar Maia promoveram uma reunião com cerca de 250 servidores municipais, no Tijuca Tênis Clube. Além da presença de professores e diretores com cargos comissionados em escolas e creches, o evento teria contado com cinco ônibus alugados para transporte dos servidores.


"Ela prefere o arrebanhamento providenciando transporte e salgadinhos de forma clientelista e rebaixada de tentar conquistar votos. Ações como essas só geram a repulsa dos 47 mil profissionais de educação do município. Se houver justiça sua candidatura será impugnada", declarou.


A assessoria de imprensa do TRE-RJ informou que, até a noite de sexta, não havia tomado conhecimento do protocolo.


Solange defendeu-se das acusações, que ecoaram entre todos os candidatos. De acordo com ela, os servidores teriam solicitado o encontro. "Foram cidadãos fora do horário de trabalho, fora do espaço público, que foram manifestar seu apoio a uma candidatura", justificou-se a candidata.


Ela aproveitou para alfinetar Eduardo Paes (PMDB), apoiado pelo governador Sérgio Cabral. "O servidor acompanha quem lhe trata bem. Não vai é acompanhar o governador do estado que chama servidor de vagabundo e safado", disse, em referência ao episódio da segunda-feira (22), quando Cabral chamou seis médicos que faltaram ao plantão no hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, de "vagabundos" e "safados".


"Cabe ao TRE apurar se houve uso da máquina e tomar as medidas cabíveis. Tenho certeza que o TRE, com a ação eficiente que tem tido, se identificar algum delito, vai agir", avaliou Paes.


Jandira Feghali e Marcelo Crivella aguardam parecer de suas assessorias jurídicas para avaliar se tomarão alguma medida contra a democrata.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Chico Alencar, disse ter entrado na tarde desta sexta-feira (26) com uma representação contra a candidatura de %>