UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/09/2008 - 10h37

No Rio, contrato entre Prefeitura e Liga das escolas de samba gera polêmica entre os candidatos

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

NO PODER

Baseadas no apelo popular, escolas de samba no Rio querem eleger seus representantes


Na noite de segunda-feira (22), as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro apresentaram, na Cidade do Samba, os enredos para o carnaval 2009. Não havia nenhum candidato a prefeito presente. No entanto, a questão Prefeitura/Liesa, Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, será uma das primeiras a ser resolvida pelo novo prefeito da cidade.


Recentemente, o atual prefeito, Cesar Maia (DEM), disse que só renova o contrato com a Liesa, que faz a gestão do carnaval, sob concessão da Prefeitura, se os candidatos não se opuserem. Alguns candidatos já expuseram seus posicionamentos quanto ao tema.


O senador Marcelo Crivella (PRB), que se encontrou com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, em julho, assinou um termo de compromisso de que manterá a parceria entre a Liga e a Prefeitura, caso eleito.


Já o candidato do PDT à Prefeitura do Rio, Paulo Ramos, criticou o apoio demonstrado pelo senador:


  • Marcus Veras/Divulgação

    Gabeira admite licitação para gestão dos desfiles em 2010


    "Considero grave que um postulante ao principal cargo executivo da cidade venha anunciar o tipo de comportamento cúmplice que adotará diante de um segmento já alvo de ações criminais numerosas. Quem cultiva relações escusas ou se deixa levar por cumplicidades põe em risco a administração, fere a autoridade e alimenta a violência", argumentou o pedetista.


    Eduardo Paes (PMDB) e Solange Amaral (DEM) também defendem a renovação do contrato com a Liesa. "A prefeitura voltar a organizar o carnaval é um equívoco. A idéia é manter a parceria", afirmou Paes.


    Já Fernando Gabeira (PV) e Jandira Feghali acreditam que não há tempo para alterações relativas ao carnaval 2009. Gabeira, entretanto, admite promover uma licitação para a gestão dos desfiles a partir de 2010. O valor a ser repassado pela Prefeitura à Liesa, em 2009, deverá ser o mesmo deste ano: R$ 4,8 milhões


    Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host

      NO PODER

      Baseadas no apelo popular, escolas de samba no Rio qu%>