UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 17h33

Passado em vídeo compromete imagem de candidatos à Prefeitura do Rio

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
Somente no dia 9 de setembro a propaganda nas páginas dos partidos políticos foi liberada, com uma alteração do capítulo IV da Resolução 22.718/2008, que dispõe sobre a campanha online. Enquanto o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, ainda se aprimora em relação à regulação da campanha na internet, o espaço virtualmente sem lei transformou-se em território livre para ataques contra candidatos.

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), estreou neste sábado (20) as primeiras edições de fim de semana do "Ex-Blog" que veicula, diariamente, por e-mail. Por mais que esses "especiais" do informativo, que Maia prometeu veicular até o dia das eleições, não tenham ido muito além de "pitacos sobre os programas eleitorais a prefeito do Rio", o Ex-Blog deu visibilidade a outro fenômeno da campanha na internet: vídeos que registram fatos constrangedores para os candidatos, em sites de compartilhamento de vídeos.

No dia 16 de setembro, Maia trouxe à tona dois vídeos, de um ano e dois anos atrás, gravados pelo pastor Caio Fábio, apresentado como "líder evangélico de esquerda e dirigente da Viva-Rio, prestigiado pela imprensa, pelos intelectuais e pelos salões burgueses do Rio, até os anos 90".

Nos vídeos, acessados por mais de 100 mil pessoas, Caio Fábio acusa lideranças evangélicas da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da Renascer e da Assembléia de Deus de ligações com o Cartel colombiano de Cáli para lavagem de dinheiro e de compra de silêncio.

"São lideranças evangélicas que têm servido nesses anos de referência política aos mais pobres e têm participado direta e indiretamente dos processos eleitorais com sucesso, como é o caso em 2008 do Rio, onde o 'Bispo' da IURD - Marcelo Crivella - tem co-liderado as pesquisas desde o início", descreve Cesar Maia, em referência aos vídeos que atingiriam o candidato do PRB, senador e bispo licenciado da IURD.

Após o episódio, Crivella tentou não polemizar: "Tenho muita alegria e orgulho de ser membro da Igreja Universal. Não quero entrar nessa discussão", declarou. As assessorias de imprensa tanto da IURD quanto da Renascer preferiram não comentar o episódio.

Em agosto, o prefeito do Rio já tinha voltado a atenção dos internautas para o vídeo de uma entrevista de um telejornal local, realizada em 2006, em que Eduardo Paes (PMDB) faz um elogio às milícias atuantes na zona oeste da cidade, também conhecidas como "polícia mineira".

"Eu vou dar um exemplo, porque as pessoas sempre me perguntam como recuperar essa soberania (do Estado): Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, é um bairro em que a tal da 'polícia mineira', que é formada por policiais e por bombeiros, trouxe tranqüilidade para a população", afirma o candidato peemedebista, no vídeo intitulado "Eduardo Paes e as Milícias", com quase 35 mil acessos.

Paes também escolheu não rebater as críticas do arsenal virtual de Cesar Maia: "Olha, eu vou continuar fazendo a campanha do jeito que eu venho fazendo. Debatendo os temas da cidade, discutindo os problemas da cidade. Não vou perder tempo comentando críticas de adversários", respondeu ao UOL Eleições.

De fato, entre os pouco mais de 100 vídeos associados a Paes no YouTube, existem cinco que retomam a entrevista das milícias e outros dez que contém sátiras e críticas ao candidato. Os demais são meras reproduções do programa eleitoral na TV e de gravações para a campanha na Internet.

Com maior número de menções positivas, Marcelo Crivella desponta, no site, em clipes de músicas evangélicas e visitas a igrejas. Apenas cinco vídeos, dentre cerca de 70, apresentam críticas ao peerrebista. Um deles trata do assassinato de três jovens que encerrou as atividades do projeto Cimento Social, de autoria do senador, em junho; outro liga Crivella ao ex-deputado federal Bispo Rodrigues, afastado da Câmara e da IURD por envolvimento nos escândalos dos "Bingos", dos "Sanguessugas" e do "Mensalão"; um último, com mais de 146 mil acessos, traz uma matéria de televisão onde o fundador da IURD e tio de Crivella, Edir Macedo, ensina pastores a obter dinheiro de fiéis.

Ao menos por enquanto, os demais candidatos à prefeitura do Rio não devem se preocupar com alguma gravação comprometedora. Fernando Gabeira (PV) surge em defesa da descriminalização da maconha em um vídeo antigo. Nas 49 menções a Jandira Feghali (PCdoB) e 81 a Solange Amaral (DEM), não há recriminações relevantes. Alessandro Molon (PT) é o menos cotado no YouTube, com seis discretas inserções.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host