UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

18/09/2008 - 11h08

Jandira reúne mil pessoas no Rio para pedir "debate na TV" e marcar virada na campanha

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Sob o grito de guerra "democracia é pra valer, quero debate na TV", a candidata do PCdoB, Jandira Feghali, liderou cerca de mil pessoas, segundo os cálculos da Polícia Militar, numa passeata pela Avenida Rio Branco, da Candelária à Cinelândia, no fim dessa quarta-feira (17).


"Nós estamos fazendo essa primeira caminhada pelo centro, com a convicção da vitória, rumo ao 2º turno. Nós temos aqui um simbolismo feminino, porque nós organizamos isso como uma manifestação das mulheres e ela se ampliou para a caminhada que vai representar um novo momento de nossa campanha", explicou a candidata.


Batizada de "Caminhada da Primavera" - as mulheres levavam rosas de papel crepom na cabeça - o evento foi promovido pelo Comitê de Mulheres Jandira Prefeita, do PCdoB, e contou com a presença de candidatos a vereador pela coligação, representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e dos sindicatos dos metalúrgicos e dos bancários, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB). A ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina (PSB) havia confirmado presença, mas não apareceu. Além deles, estava presente a atriz Tássia Camargo, que cumpre o papel de provocadora nos eventos de campanha da comunista:


"O Eduardo Paes, a cada eleição, troca de partido! Ele registrou a candidatura fora do prazo. É uma candidatura fora da lei", criticou Tássia, no carro de som, a fim de preparar a multidão para a chegada de Jandira. "E o Crivella? Como alguém pode enriquecer às custas dos fiéis?", completou a atriz, acerca do candidato, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.


Em frente às escadarias da Câmara Municipal e do Theatro Municipal, ocupadas por correligionários da candidata, na Cinelândia, um militante do Partido Comunista promoveu novo pedido coletivo pela realização de debates na TV e apresentou Jandira como candidata de oposição. "O Rio 'tá' de saco cheio de governantes dos ricos, das elites, dos bacanas. Queremos uma candidatura progressista no 2º turno", discursou.


Para a historiadora Angélica Muller, da USP e da Sorbonne, a intenção de Jandira era a de marcar uma virada na campanha com o poder simbólico que o trajeto escolhido têm no imaginário político do Rio e do País.


"O trecho entre a Candelária e a Cinelândia, especialmente com a concentração de multidões em frente ao Theatro e à Câmara, é palco de manifestações desde o movimento operário na República Velha, até o 'Fora Collor'. Ali ocorreram protestos contra a Ditadura e o comício histórico pelas 'Diretas Já'. Não foi por acaso que a candidata escolheu o mesmo local, num momento delicado de sua campanha, em que tem endurecido o discurso e prega o voto útil por um concorrente de esquerda no 2º turno dessas eleições", argumenta a historiadora.


Nos passos de Jandira, o candidato petista à prefeitura do Rio, Alessandro Molon, marcou para a tarde desta quinta-feira (18) a "Caminhada Lilás das Mulheres do PT", com concentração e caminhada pelo mesmo trajeto.




Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Sob o grito de guerra "democracia é pra valer, quero debate na TV", a candidata do PCdoB, Jandira Feghali, liderou cerca de mil pessoas, segundo os cálc%>