UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/09/2008 - 19h22

Paes chega à liderança e vence no segundo turno, diz Ibope

Thyago Mathias
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro
  • Reprodução

    Paes ultrapassa Crivella e também vence no 2º turno, segundo pesquisa Ibope desta sexta (12)

A quarta pesquisa do Ibope sobre a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (12), confirma a ascensão de Eduardo Paes (PMDB) sobre Marcelo Crivella (PRB). Com 27% das intenções de voto, Paes cresceu oito pontos em relação à pesquisa anterior, datada de 30 de agosto, enquanto o peerrebista oscilou de 24% para 23%. Considerada a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Jandira Feghali (PC do B) também registrou queda de um ponto e tem, agora, 9%. Fernando Gabeira (PV) oscilou um ponto para cima e marcou 6%. Assim, Gabeira ultrapassou Solange Amaral (DEM), que repetiu o índice anterior: 5%. Alessandro Molon (PT) dobrou suas intenções de voto e alcançou 4%. Os quatro aparecem empatados, dentro da margem de erro.

Chico Alencar (PSOL) oscilou negativamente de 2% para 1%, mesma pontuação de Paulo Ramos (PDT).

Os demais candidatos não alcançaram um ponto percentual ou não foram citados. Os votos brancos e nulos somaram 12% e 11% dos entrevistados não responderam ou disseram que não sabiam em quem votar.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Paes venceria Crivella, por 43% a 30%, e Jandira, por 46% a 23%. A candidata do PCdoB também perderia para o peerrebista, por 35% a 33%, portanto dentro da margem de erro. Em outra simulação, Crivella venceria Solange por 39% contra 24%.

O Ibope ouviu 1001 eleitores na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de setembro. A pesquisa foi registrada na 228ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro (RJ), sob o número 28/2008, e foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host