UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/09/2008 - 16h20

Rio pode terminar as eleições sem realizar debate na TV

Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
A situação dos debates com os candidatos à Prefeitura do Rio ainda está indefinida. As emissoras de TV conseguiram arrecadar a assinatura de todos os candidatos, menos de Paulo Ramos, do PDT, que exige ser convidado para o encontro. Segundo o TRE-RJ, a lei eleitoral destaca que todos os candidatos com representação na Câmara dos Deputados devem ser convidados para o debate de qualquer meio de comunicação.
"O Paulo Ramos apenas demonstrou conhecer as leis e está exigindo um direito dele. Caso ele não queira participar e resolva entrar num acordo com as emissoras o debate acontece. Mas, ele tem que ser convidado", disse a assessoria de imprensa do TRE.

A Rede Globo informou que o debate com os candidatos à Prefeitura do Rio está previsto para ser realizado no dia 2 de outubro, mas a emissora ainda negocia com o candidato do PDT Paulo Ramos e por isso não garante que o encontro aconteça. A Globo convidou para o debate apenas os seis primeiros colocados na última pesquisa de opinião pública.

De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada no dia 6 de setembro, os candidatos que estão na frente da corrida eleitoral no Rio são: Eduardo Paes (25%), Marcelo Crivella (21%), Jandira Feghali (12%), Fernando Gabeira (8%), Solange Amaral (7%) e Chico Alencar (4%). Já o pedetista Paulo Ramos alcançou apenas 1% das intenções de voto.

Desde quinta-feira (11), a candidata Jandira Feghali (PCdoB) provoca os adversários nas inserções comerciais, convocando todos para um debate ao vivo numa emissora de TV. Ela teme que o Rio possa ser a única capital do país a não ter debates no primeiro turno.

"Sou a favor do embate de idéias, assim as pessoas vão perceber que as candidaturas são diferentes. Nós vamos entrar com uma ação na semana que vem para garantir que haja debate com todos os partidos", afirmou Feghali.

O candidato do PDT se justificou: "A realização de um debate com as regras que estavam lá não passaria de uma grande encenação para beneficiar esses candidatos que já têm sua vitória assegurada pelos institutos de pesquisa. Como é que eu poderia concordar com isso?", argumentou Paulo Ramos.

Na última quinta-feira (11), o debate aconteceu, na TV Bandeirantes, em algumas capitais, mas foi inviabilizado pela segunda vez no Rio de Janeiro. O motivo foi que candidato Paulo Ramos (PDT), novamente, recusou-se a assinar o termo de concordância com as regras estabelecidas pela emissora.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host