UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

11/09/2008 - 09h59

Crivella, Paes e Jandira disputam apoio de Lula em encontro de turismo

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
No encontro com candidatos à prefeitura do Rio promovido pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-RJ) e pala Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) no Copacabana Palace, durante a tarde dessa quarta-feira (10), os candidatos convidados, Marcelo Crivella (PRB), Eduardo Paes (PMDB) e Jandira Feghali (PCdoB) disputaram o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e não economizaram nas críticas ao atual prefeito, Cesar Maia (DEM).

"Por que em Niterói não tivemos dengue? Por que, lá, criança não morreu de dengue? Porque lá tivemos parceria com o Governo Federal, com o programa Saúde da Família. Aqui no Rio, o que fizemos foi vaia no Maracanã, que só atende ao ego do prefeito", disparou o senador peerrebista, o primeiro a falar, em referência às vaias ao presidente Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos, em 2007. Em contrariedade à afirmação de Crivella, dados da Secretaria de Saúde de Niterói indicam um índice de 240 contaminados pra cada cem mil habitantes, em 2008.

"A era da picuinha, do conflito, de dizer 'não, esse problema não é meu', vai acabar", ressaltou Paes, para lembrar que é o candidato do governador Sérgio Cabral.

  • Thyago Mathias

    Em evento do setor de turismo, Crivella promete revitalização da zona portuária


    "Há candidatos que dizem 'vou fazer', quando já podiam ter feito e não fizeram", disse Jandira, aproveitando para alfinetar os candidatos do prefeito, Solange Amaral (DEM), e o do governador, Eduardo Paes.

    Os três candidatos, escolhidos por serem os mais bem colocados na pesquisa do Datafolha, não chegaram a debater no palco. A estrutura do encontro previa blocos distintos para cada um apresentar propostas para o turismo na cidade e responder a perguntas da platéia, composta essencialmente por empresários,

    Isso, contudo, não impediu que houvesse críticas entre eles. Crivella antecipou uma das propostas que seriam apresentadas por Paes, de construir um centro de convenções no Aterro do Flamengo, e ironizou: "Eduardo, eu sei que as suas intenções são boas, mas no Aterro não pode, porque é tombado", disse.

    • Thyago Mathias

      Paes quer fazer Centro de Convenções no Aterro, disse em evento


      "O Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional) não é radical. Se houvesse articulação com a prefeitura, o centro de convenções já teria sido construído", respondeu o peemedebista, ao apresentar de fato o projeto.

      Entre as propostas para o turismo, Crivella destacou a criação de um corredor turístico do aeroporto à orla e a revitalização da zona portuária, mas também relacionou projetos inusitados, como a realização de um festival anual de feijoada e que flores de plástico fossem penduradas em cabos de aço sob os viadutos da cidade. "É mais fácil ler a bíblia em aramaico do que entender o código de obras do município", concluiu o peerrebista, ao ser perguntado sobre iniciativas de desburocratização.

      Eduardo Paes pontuou seu discurso com críticas ao que chamou de "rodoviária Tom Jobim": "Nós vamos, sim, trabalhar pela concessão do aeroporto Tom Jobim à iniciativa privada", defendeu, em seguida.

      Ele aproveitou a presença do secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bethlem, para anunciar que recorrerá ao governo estadual para levar o metrô à Barra e promover um choque de ordem na cidade. O peemedebista também disse que vai construir um píer em Ipanema e transformar a rua do Lavradio no "Pelourinho carioca", dentro do projeto de corredores iluminados ao redor da Lapa: "A minha cidade da música é a Lapa", ironizou.

      A candidata do PCdoB agradou o público ao defender a redução de ISS e IPTU cobrado das empresas de turismo no Rio. Lembrou, ainda, do projeto "Lapa Legal" e propôs um tipo de "turismo social", experimentado na Espanha, em que a administração pública promove a viagem de trabalhadores durante a baixa estação. Jandira também reclamou de lixo e sujeira, na cidade: "O Canal do Cunha é o pior cartão de visitas que alguém pode ter. Causa desconforto ao nariz e à saúde de quem chega", afirmou a comunista.

      Ao encerrar o encontro, Jandira mostrou-se confiante: "O Rio de Janeiro tem o maior índice de indefinição e por isso a eleição não está definida. Há duas vagas para três candidatos, no segundo turno: um sai, mas eu garanto que não somos nós", bradou.

      Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host