UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/09/2008 - 19h07

Envolvimento eleitoral de Sérgio Cabral (PMDB) gera mal-estar no PT

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, que teve de recorrer à Justiça Eleitoral para garantir a exclusividade de uso da imagem do presidente Lula na disputa entre os candidatos a prefeito da base aliada, cancelou a reunião que faria nesta quarta-feira (03) para redigir um documento de repúdio à participação do governador Sérgio Cabral (PMDB) em campanhas eleitorais pelo interior do estado.

O PT integra a base governista na Assembléia Legislativa, mas ameaçou retirar seu apoio caso Cabral não pare de fazer campanha pelo PMDB e pelo PSC nas cidades onde o PT também tem candidato ao executivo municipal.

"Não há mais previsão de documento ou manifestação oficial", declarou o presidente regional petista, Alberto Cantalice. "Mas ainda é uma situação complicada para o partido", acrescentou.

Uma integrante do diretório do PT no Rio, que prefere se manter anônima, disse que houve orientação expressa do comando nacional do partido para que se evitasse uma briga com o PMDB. "Eles vão esperar o governador voltar da Inglaterra, pra tentar resolver tudo numa conversa fechada", afirmou. Sérgio Cabral permanece em Londres até o dia 05 de setembro, em viagem oficial.

No dia 30 de agosto, o deputado federal Luiz Sérgio aproveitou um ato de campanha do candidato petista à prefeitura de São Gonçalo, Altineu Côrtes, para se queixar ao secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci. O deputado pediu que Cabral assumisse uma postura semelhante à do presidente Lula, de não aparecer em campanhas de municípios disputados por partidos da base aliada.

"A postura de Cabral está reforçando a posição das correntes do partido que defendem a saída do governo", ameaçou Luiz Sérgio.

Além de São Gonçalo, onde o PMDB lançou a candidatura da deputada estadual Graça Matos, os dois partidos enfrentam-se diretamente nos seguintes município (PT vs. PMDB, respectivamente: Angra dos Reis, com Maria da Conceição Rabha contra Jordão Costa; Barra Mansa, em que Inês Pandeló disputa com Zé Renato; Belford Roxo, Dr. Alcides Rolim contra Sula; Itaboraí, onde Janô do PT enfrenta o apoio peemedebista a Dr. Audir (PSC); Nova Iguaçu, Lindberg Farias contra Bornier; e Volta Redonda, onde se enfrentam Cida Diogo e Neto.

A assessoria do governador também espera o retorno de Cabral para emitir qualquer declaração.

Na capital do estado, onde Alessandro Molon (PT) concorre com Eduardo Paes (PMDB), o apoio do governador estaria liberado. Os dois candidatos não quiseram comentar a manifestação do partido, mas a assessoria de Molon afirmou que o posicionamento de Cabral já estava "claro" desde que ele rompeu com a aliança que uniria os dois partidos numa chapa encabeçada por Molon, em junho.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host