UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/08/2008 - 17h58

Candidata e baterista profissional, Feghali promete investimentos culturais no Rio

Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
A candidata Jandira Feghali (PCdoB), à Prefeitura do Rio, disse nessa terça-feira (25), durante corpo-a-corpo na Lapa, no centro da cidade, que tem como uma de suas principais metas revitalizar o bairro boêmio, construindo a primeira casa de hip hop do Rio. Quando o tema é música, Feghali demonstra simpatia pelo assunto. A médica é baterista profissional e apresentou seu talento com o instrumento durante a comemoração do seu aniversário com a Orquestra Criola, no mês de maio deste ano, numa casa de show na Lapa. O vídeo de Feghali tocando bateria foi parar no site You Tube.

"Temos um projeto chamado 'Lapa Legal'. Ele abrange toda a Lapa, Cinelândia e vai até o Campo de Santana. Esse imenso corredor cultural terá incentivo tributário, ordem urbana com os guardas municipais atuando, iluminação e mais estacionamento. Também quero erguer no bairro a primeira casa de hip hop na cidade", garantiu Feghali.

No final da década de 60, a candidata do PCdoB integrou a banda Los Panchos, ao lado do irmão, o tecladista do grupo "Roupa Nova", Ricardo Feghali. Atualmente, ela toca no grupo "Harmonia Enlouquece", criado por pacientes e profissionais de saúde mental do Rio.

Com 22 anos de experiência pública, Jandira Feghali disse acreditar que além da cultura ser um instrumento cidadão, também é uma importante atividade de geração de emprego. A candidata ainda acrescenta críticas contra a Prefeitura do Rio pela construção da Cidade da Música Roberto Marinho, com previsão de inauguração entre novembro e dezembro deste ano.

"Eu entendo que a cultura é um instrumento de inclusão social, de transformação da cidadania. Ela é uma grande cadeia de produção na economia. Temos que fomentar a criatividade popular. Eu jamais optaria por uma casa sinfônica [Cidade da Música Roberto Marinho] de 95 mil metros quadrados na Barra da Tijuca (zona oeste). Essa não seria uma prioridade na minha gestão, quando nós temos 10 lonas culturais, nove teatros municipais, escolas para colocar cultura, praças que não têm lazer", disse Feghali.

A candidata destacou que a cultura no Rio precisa ser mais democrática. "Temos que estimular as atividades culturais e distribuí-las como no cinema. Devemos democratizar. Os moradores da Leopoldina, da zona oeste e da zona norte necessitam de atividades culturais. Eles não podem precisar ir à Ipanema para assistir uma peça de teatro ou um filme", protestou.

Vídeo mostra Jandira Feghali tocando bateria

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host