UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/08/2008 - 18h06

Empate entre Gabeira e Chico seria distorção de pesquisa, diz presidente do PV-RJ

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
Alfredo Sirkis, candidato a vereador e presidente do diretório estadual do Partido Verde (PV) no Rio de Janeiro, contestou a última pesquisa do Ibope para os candidatos à prefeitura do Rio. O levantamento aponta uma queda de 8% para 4% nas intenções de voto de Fernando Gabeira (PV), que apareceria empatado com Chico Alencar (PSOL).

"O Ibope tem, tradicionalmente, no Rio, um erro de amostragem que prejudica candidatos com base na classe média, mas não estou me referindo a esse erro metodológico, falo mesmo de manipulação", acusou Sirkis.

A manipulação que ele aponta estaria escondida no arredondamento dos números. Na pesquisa, foram ouvidas 362 pessoas do sexo masculino e 443 do feminino. Nos números apresentados pelo Ibope, Gabeira aparece com 6% da amostra masculina e 3% da feminina, enquanto Chico aparece com 4% em ambas. No cálculo final não arredondado, a vantagem seria de 4,35% do candidato do PV contra 4% do candidato do PSOL.

"Gabeira está na frente e isso é escamoteado no arredondamento feito pelo instituto. Chama a atenção o fato do Ibope, ao contrário dos outros institutos, arredondar números. Isso permite manipular melhor. Mas mesmo partindo dos números arredondados do Ibope olhando com um mínimo de atenção para a própria pesquisa é possível verificar mediante uma conta banal que não existe o alegado empate", disparou o presidente do partido, em defesa de Gabeira.

Sirkis reclama que o candidato de seu partido seria prejudicado com a não participação em uma série de entrevistas organizada pelo telejornal local da Rede Globo de televisão. Como apenas os cinco primeiros colocados nessa pesquisa seriam entrevistados e o critério de desempate é o índice de rejeição, que favorece Chico Alencar, Gabeira foi, temporariamente, excluído das entrevistas. "A rejeição aos candidatos era critério de desempate e eles sabiam disso. Eles assinaram acordo, rigorosamente cumprido, em que constava a informação. Chico Alencar entrou na semana de entrevistas porque tinha índice de rejeição menor", informou a assessoria de imprensa da Rede Globo.

Na terça-feira (19), no entanto, o candidato Paulo Ramos (PDT) obteve uma liminar do TRE-RJ que obriga o telejornal a entrevistar todos os candidatos de partidos com representação na Câmara Federal.

Sirkis atribuiu a exclusão de Gabeira ao favorecimento da candidatura do PMDB: "A quem isso interessa? Aos clientes preferenciais do Ibope, o governador Sérgio Cabral e seu candidato Eduardo Paes. Inflar Crivella artificialmente para aumentar o pânico da classe média e colocar Eduardo Paes como seu contraponto, chamando ao voto útil anti-pentecostal é a tática. Para isso funcionar é necessário, sobretudo, atingir Gabeira, que pode, eventualmente, suscitar um fenômeno de mobilização emocional na classe média", disse.

Em nota, o Ibope informou que o arredondamento dos resultados de pesquisas eleitorais segue critérios matemáticos adotados pelo mercado e são feitos automaticamente pelo sistema. Assim, números decimais iguais ou superiores a 0,5 são arredondados para o numeral inteiro logo acima e decimais iguais ou inferiores a 0,4 para o numeral inteiro de valor logo abaixo.

"O arredondamento não prejudica a qualidade e a credibilidade da pesquisa realizada no Rio de Janeiro. Rechaçamos qualquer possibilidade de favorecimento de um único candidato, visto que o mesmo critério é utilizado igualmente para todos os candidatos em todas as pesquisas realizadas pelo Ibope Inteligência", conclui a nota.

O prefeito Cesar Maia, que apóia a candidata Solange Amaral (DEM), acredita que a oscilação nos números, inclusive de Gabeira, seriam normais nesse estágio da campanha e preferiu evitar acusações: "O eleitor está, até aqui, tão alheio que a flutuação nas pesquisas ocorre rotineiramente. É possível que num dia se leia 8% e noutro 4% para esse ou aquele candidato. Com 15 dias de TV saberemos que números são esses", afirmou, por e-mail.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host