UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/08/2008 - 08h54

Plano de Governo de Crivella inclui defesa de "Cimento Social" e elogios a Lula

Thyago Mathias
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro
O candidato do PRB à Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, decidiu abrir seu plano de governo, lançado nessa terça-feira (19), com elogios ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, de quem se diz "estimulado a seguir os passos", e 12 compromissos que desmentiriam boatos e possíveis receios dos eleitores, especialmente pela relação do senador Crivella com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual é considerado bispo licenciado.

Nos compromissos, ele afirma que não permitirá intolerância ou discriminação a cultos religiosos, reprimirá manifestações homofóbicas, apoiará o carnaval, não privilegiará órgãos de imprensa e não nomeará membros da IURD para cargos de secretário.

Crivella aproveitou, também, para criticar a atual administração municipal e apresentar sua trajetória política, com destaque para o fato de ter nascido em Botafogo, bairro da zona sul da cidade, região onde o candidato apresenta os maiores índices de rejeição, segundo as pesquisas.

Entre as promessas da coligação "Vamos arrumar o Rio", foram incluídas a redução no IPTU e no preço das passagens de ônibus, além da ampliação do projeto Cimento Social, que promovia a reforma de casas em comunidades carentes pelo exército com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas foi paralisado e chamado de "eleitoreiro", em relatório apresentado pela Comissão Segurança Pública da Câmara no dia 14 de agosto.

Com 92 páginas, o plano de governo propõe informatizar o atendimento médico e ampliar o Programa de Saúde da Família. Suporte a programas de planejamento familiar, saúde bucal e transplantes de órgãos também foram previstos.

Na área da educação, aparecem medidas genéricas de valorização do professor, participação da família e inclusão digital e de portadores de deficiência. Frisou-se que o ensino religioso "não será obrigatório e respeitará plenamente a liberdade e a diversidade religiosa e cultural da população".

O candidato declara, ainda, que pretende aumentar o efetivo da guarda municipal, que deve passar a atuar em cooperação com o Sistema de Segurança Estadual. Não há referências ao armamento da guarda, mas ele salienta que os servidores, hoje celetistas, contratados por uma empresa estatal de vigilância, devem ser transformados em estatutários.

Em relação aos transportes, que foi o ponto sensível do 1º debate entre os candidatos, no dia 18, Crivella não menciona a licitação das linhas de ônibus em funcionamento, apenas a de novas linhas. Ao mesmo tempo, promete implementar ligações hidroviárias entre o centro e a zona sul e Barra, transformar as linhas de trem urbano em metrô de superfície e criar "anéis de integração" e viadutos que integrarão as linhas expressas existentes na cidade.

A revitalização da zona portuária, a despoluição das lagoas da Barra e Rodrigo de Freitas, a construção de obras para a Copa do Mundo de 2012 e os possíveis Jogos Olímpicos de 2016 também aparecem no plano de governo

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host