UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/08/2008 - 20h12

Candidato a vereador ganha direito de resposta em "O Globo"

Luciane Crippa
Em São Paulo
Luis Cláudio dos Santos, o Claudio da Merendiba, candidato a vereador pelo PSDC-RJ, conseguiu nessa terça-feira (5) direito de resposta por reportagem publicada no Jornal "O Globo", em 29 de julho.

Segundo a reportagem, Claudio responderia por crime de homicídio, furto, maus tratos a menor, tráfico de drogas, entre outros delitos. O candidato entrou com recurso alegando que se trata de um caso de homônimo. "Observa-se através das certidões criminais do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios de Distribuição da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, acostadas pelo Representante com a inicial (fls. 12/16) que não constam anotações criminais em nome do Representante, embora constem em algumas das certidões anotações criminais em nome de pessoas com o mesmo nome do Representante, porém sem qualificação", diz a sentença, assinada por Fábio Uchoa Pinto de Miranda Montenegro, juiz de fiscalização de propaganda eleitoral do município do Rio de Janeiro.

Apesar de o postulante do pedido de direito de resposta ter sido Claudio da Merendiba, a sentença a seu favor está sendo divulgada pela assessoria de imprensa de Marcelo Crivella, candidato do PRB, cuja coligação inclui o PSDC, à Prefeitura do Rio de Janeiro. Na citada reportagem em "O Globo", Claudio aparecia em foto com Crivella, em visita à comunidade Vila Cruzeiro, onde Merendiba é líder comunitário. Em nota divulgação esta semana, o candidato do PRB questiona o porquê de "O Globo" "perseguir" candidatos, como Claudio da Merendiba: "Por que 'O Globo' trata de maneira diferente esses candidatos? Será porque são pobres? O Rio repudia o tratamento diferenciado", disse o candidato na nota.

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) confirma, por meio do departamento de comunicação, que a sentença foi favorável contra "O Globo" e que a empresa tem prazo de 48 horas para publicar a resposta. "O candidato apresentou certidões mostrando que nada constava contra ele e se tratava de um caso de homonímia", diz o TRE. Nesse caso, apesar de ser possível que "O Globo" entre com recurso, o direito de resposta de Claudio está assegurado.

No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a candidatura de Claudio de Merendiba ainda consta apenas como cadastrado, aguardando julgamento.

O homônimo
Segundo a assessoria de imprensa do candidato Crivella, Merendiba, quando entrou com seu pedido de candidatura, enviou sua data de nascimento e filiação. "Outra diferença é que o homônimo é Luiz com z, não com s", diz o assessor. Parte dos possíveis crimes atribuídos ao homônimo, também ocorreu fora do Rio, onde vive o candidato do PSDC.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host