UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/09/2008 - 18h00

Governador do PE diz que petista declarado inelegível no Recife vencerá no 1º turno

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte

Um dia depois de João da Costa (PT) ter a candidatura cassada em primeira instância, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou que o candidato à Prefeitura do Recife vai recorrer da decisão judicial e "vencerá as eleições municipais ainda no primeiro turno". Eduardo Campos, que é presidente nacional do PSB, esteve em Belo Horizonte para fazer corpo-a-corpo com Marcio Lacerda (PSB), candidato à prefeitura da capital mineira, e comentou a decisão judicial.


Acusado de usar funcionários da prefeitura para fazer campanha eleitoral, João da Costa tem o apoio do atual prefeito, João Paulo, do presidente Lula e do governador do Estado, que saiu em defesa do candidato nesta quarta-feira (23).


"Não vamos judicializar o debate político, vamos discutir o que interessa à sociedade recifense, que é o momento de desenvolvimento que nós vivemos. Agora, nossos advogados vão lá no TRE (de Pernambuco) discutir e tenho certeza que vamos vencer no TRE. O nosso candidato vai vencer no 1º turno", disse Campos.


Campos também externou temor de que se instaure batalha judicial para decidir o pleito de outubro na capital pernambucana.


"Na verdade foi uma decisão monocrática de um juiz de 1ª Instância, a campanha já recorreu ao TRE (de Pernambuco), e esperamos que ainda hoje o TRE se pronuncie.


O fato é que, da mesma forma que (ocorre) aqui em Belo Horizonte, em Recife, a população aprova o governo municipal, o governo estadual e o governo do presidente Lula.", vislumbrou.


Apesar de não querer aprofundar-se em análise sobre o que levou o juiz a impugnar a candidatura do pestista, Campos discorreu sobre pontos vulneráveis da decisão tomada pela justiça eleitoral.


"Na minha avaliação, o que houve foi uma decisão frágil, não fundamentada, e decisão judicial, a gente não fica comentado, a gente recorre dela", disse.


Campos rechaçou acusação de uso da máquina administrativa a favor de Costa e garantiu que a campanha crescera porque fora feita "na rua".


"Nós estamos ganhando a eleição na rua, com propostas, com a nossa história. Eu falo muito à vontade porque enfrentei todas as máquinas (administrativas) para me eleger governador", garantiu.


Sem citar nomes, o governador atribuiu a adversários a prática do uso da máquina estatal em favor de candidatos nos pleitos eleitorais.


"Quem tem essa tradição são os que hoje nos combatem", acusou.


Eduardo Campos ainda previu que o partido fará prefeitos em ao menos 4 capitais do país.


"O PSB vai terminar 2008 muito bem, nós vamos eleger prefeitos em João Pessoa, Boa Vista e Macapá, além de Belo Horizonte", vislumbrou Campos.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Um dia depois de João da Costa (PT) ter a candidatura cassada em pri%>