UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/09/2008 - 11h32

Definir salários de professores de Recife por meio de pontuação é meta de Cadoca

Da Redação*

Entre as propostas de governo do candidato Luiz Eduardo Cadoca (PSC) à Prefeitura de Recife está o estabelecimento de metas, com pontuação, para definir os salários dos professores da rede municipal de ensino. "Professor que não dá aula não pode ganhar igual a professor que dá aula", definiu.


Cadoca promete adotar medidas para melhorar o ranking de Recife na avaliação dos estudantes do ensino fundamental. Segundo ele, o município tem o pior índice de alfabetização do país, entre as crianças que cursam da primeira à quarta séries. "A cada 100 alunos [que concluem a quarta série], apenas 11 sabem ler, escrever e entendem o que lêem. Esse é um número cruel, que precisa ser revertido", afirmou.


Por conta disso, o candidato ressaltou que seu "primeiro compromisso, assumido publicamente", é realizar investimentos maciços nesse setor. Acrescentou que parte dos investimentos será destinada à melhoria da qualidade do ensino da rede municipal. "É preciso envolver todo pessoal da educação com metas, com bonificação, com requalificação das pessoas", argumentou.


Requalificação profissional também figura entre as metas apresentadas por Cadoca para outros setores. Se, por um lado, a atual gestão aumentou a estrutura dos serviços prestados à população, o candidato considerou que a qualidade destes serviços "continua muito ruim". Ele prometeu ampliar os serviços prestados pelas policlínicas, criando projetos de requalificação nas dez existentes e construindo outras duas, para viabilizar o funcionamento 24 horas dessa rede, inclusive com funcionamento de emergência.


"Vamos investir também na contratação de médicos especializados, o que não tem", disse Cadoca.


Para o setor de segurança pública, o objetivo do candidato é estabelecer uma parceria com o governo estadual. Sua idéia é criar "um gabinete de gestão integrada de prevenção à violência", sob o comando das Polícias Civil e Militar ou então das autoridades de segurança pública do estado.


Cadoca ressaltou que a prefeitura conta com 1.200 guardas municipais, equipe que deve ser ampliada e treinada para atuar juntamente com a Polícia Militar.


Ainda na área de segurança, ele ressaltou que tem um projeto-piloto, que envolve câmeras de alta resolução com visão noturna, gravação 24 horas, cobertura 360 graus, distribuídas em áreas de risco já mapeadas. "É um projeto-piloto porque comporta aí cinco mil a seis mil câmeras. Nós vamos fazer a experiência. Se funcionar, a prefeitura assume o compromisso. Estamos prevendo investimentos de R$ 14 milhões no projeto", afirmou.


Para melhorar a qualidade habitacional do recifense, Cadoca prometeu dar seqüência a projetos que já estão em andamento. "Essa é uma área em que essa administração, que não é um primor, atuou. Por dever de justiça, como oposição, tenho que reconhecer que ela fez uma atuação", disse.


Luiz Eduardo Cadoca destacou, no entanto, que 3 mil famílias ainda vivem em áreas de risco, que necessitam ser removidas o mais rápido possível. Por outro lado, acrescentou que 15 mil famílias também necessitam ser remanejadas de palafitas que ainda estão erguidas na cidade.


"Nos últimos quatro anos, foram removidas 5 mil [famílias que viviam em moradias sobre palafitas]. Temos o compromisso de dar seqüência a isso. Tem dinheiro do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], tem dinheiro de um projeto aprovado pelo Banco Mundial, que envolve R$ 100 milhões para requalificação de área urbana, uma parte para saneamento, outra destinada às vias públicas e outra de realocação de palafitas e de população", lembrou o candidato.


*Com Agência Brasil

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Entre as propostas de governo do candidato Luiz Eduardo Cadoca (PSC) à Prefeitura de Recife está o estabelecimento de metas, com pontuação, para definir%>