UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 10h59

Saúde é prioridade na campanha de Raul Henry à Prefeitura de Recife

Da Redação*

Implantar policlínicas e ambulatórios em áreas carentes da cidade, com médicos especializados nas doenças que mais afligem a população, é uma das propostas para área de saúde do programa de governo do candidato do PMDB à Prefeitura de Recife, Raul Henry. "Nós defendemos uma rede de policlínicas, ambulatórios com médicos especializados, e a construção de dois hospitais para as regiões norte e sul da cidade", disse.


O candidato do PMDB também prometeu descentralizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para reduzir o tempo de deslocamento das ambulâncias até a residência do paciente, em função do trânsito engarrafado da capital pernambucana. "O Samu só tem uma base aqui na cidade e nós já sofremos muito com o trânsito, então pretendemos colocar uma equipe do Samu em cada distrito sanitário", explicou.


A educação básica em Recife é considerada um problema grave, na visão do candidato Raul Henry. Segundo ele, a capital pernambucana ocupa os últimos lugares no ranking da Prova Brasil, pesquisa que mede o nível de aprendizado dos alunos do ensino básico do país. Na opinião do candidato do PMDB, é primordial a implementação de um programa para melhorar a qualidade do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização.


"Essa questão da alfabetização tem sido uma verdadeira tragédia, porque as crianças não aprendem a ler no momento adequado, aos sete anos, e passam o resto do ensino fundamental com baixo rendimento escolar e baixa auto-estima", disse.


Ainda na área da educação, Raul Henry pretende inovar a gestão nas escolas municipais de Recife, com a implementação de um programa que cria a carreira de diretor de escola. Ele disse que o programa vai capacitar o professor para a administração escolar, e assim obter um ensino mais qualificado.


O candidato do PMDB disse ainda que vai melhorar o salário do professor, com um modelo de remuneração decidido por meio de produtividade por metas atingidas. "Nós implementamos aqui, na época em que estávamos no governo estadual, um modelo em que os professores eram remunerados de acordo com as metas cumpridas, e que hoje é um sucesso em Pernambuco. Eu pretendo levar esse modelo para a prefeitura", prometeu.


A segurança pública, outro grave problema da capital pernambucana, foi interpretada por Raul Henry como uma questão cuja responsabilidade não deve ser restrita apenas ao estado, mas compartilhada também com a administração municipal.


"Discordo dessa análise de que o município pode fazer pouco pela segurança. Estive na Colômbia e vi uma experiência muito bem sucedida. Lá, a prefeitura tem um papel fundamental na realização de políticas coordenadas de combate à violência com o governo estadual. O governo estadual faz a parte de repressão policial e o município entra com a implementação de políticas públicas preventivas voltadas para os jovens que vivem em risco social", disse o candidato.


Raul Henry prometeu ampliar os quadros da guarda municipal da capital pernambucana de 1.300 homens para 3 mil, que, na sua administração passarão a atuar como força auxiliar da Polícia Militar do estado.


Para o setor de transporte, o candidato do PMDB afirmou que pretende importar para Recife o modelo de transporte público que é sucesso em Curitiba, no Paraná: o de corredores exclusivos para ônibus. "Temos de melhorar o transporte coletivo para que as pessoas tomem a decisão de deixar o carro em casa", disse.


*Com Agência Brasil

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Implantar policlínicas e ambulatórios em áreas carentes da cidade, com médicos especializados nas doenças que mais afligem a população, é uma das propos%>