UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 10h56

Em Recife, João da Costa quer dar continuidade à administração petista com destaque para a saúde

Da Redação*

A saúde é uma das principais bandeiras do candidato do PT, João da Costa, à Prefeitura de Recife, capital de Pernambuco. O tema tem sido destacado pelo candidato no seu programa de governo que propõe, entre outras medidas, a ampliação do SUS (Sistema Único de Saúde), com a implementação de mais 87 equipes do programa Saúde da Família; a construção de quatro policlínicas, para ampliar a rede de atendimento de emergência; e a intenção de melhorar a estrutura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no município.


João da Costa também pretende efetivar, se eleito, o programa Academia da Cidade, que objetiva atender com médicos, nutricionistas e professores de educação física, pessoas com doenças crônicas, que levam uma vida sedentária. De acordo com o candidato do PT, a idéia também é dar continuidade ao que está sendo feito pela atual administração petista, em Recife.


"Iremos dar continuidade e aperfeiçoar aquilo que já vem sendo feito e corrigir as falhas que o tempo e a falta de recursos não permitiram que realizássemos nesses oito anos. Estamos muito esperançosos de que Recife tenha um crescimento significativo nos próximos anos e que possamos avançar em políticas públicas que beneficiem a maioria da população", disse.


Na educação, João da Costa disse que pretende universalizar o acesso à educação infantil, com a construção de novas creches, construção de 30 novas escolas de ensino fundamental, além de implementar onze centros da juventude, para que Recife se integre à rede de cidades educadoras do país e, nesse espaço, desenvolver a educação em tempo integral no município.


A formação de professores também é uma preocupação do candidato petista para melhorar a educação básica na capital pernambucana. "Precisamos avançar muito nesse ponto na cidade de Recife. A nossa prioridade é construir um centro de formação de professores, para que possamos dar capacitação e formação continuada aos 6.700 professores da rede municipal de ensino", disse.


A questão da segurança também está no foco da administração, que o candidato do PT pretende implementar na prefeitura de Recife, caso seja eleito. João da Costa disse que tem, como prioridade, buscar uma parceria com o governo federal para efetivar, no município, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e com o governo estadual, o Pacto pela Vida, que prevê ações conjuntas entre o município e o estado na área de combate à violência.


"Nós vamos trabalhar muito na questão da mediação de conflitos, no combate, na reestruturação de uma rede de proteção à violência contra a mulher, por meio de casas abrigos e centros de referência, e principalmente trabalhar a questão da cultura, contra a cultura da violência. Tem alguns programas que estamos intitulando aqui como Amigos pela Paz, para trabalhar nas diversas comunidades a cultura da solidariedade", disse.


Melhorar a condição de vida das famílias que residem em habitações precárias é outra prioridade do candidato petista à prefeitura da capital pernambucana. Com o programa Recife sem Palafitas, que já vem sendo tocada pela atual administração petista, em um convênio com o Ministério das Cidades, João da Costa informou que pretende dar continuidade ao programa, aumentando para onze mil o número de famílias que serão beneficiadas.


"Iremos continuar com o programa Recife sem Palafitas, que é estruturado e está articulado com um programa do Ministério das Cidades, chamado Brasil sem Palafitas. Os recursos do PAC vão permitir urbanizar áreas carentes e fazer habitação popular. Queremos fazer a regularização fundiária na cidade com o título de uso que a família receberá", disse o candidato petista João da Costa.


*Com Agência Brasil

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A saúde é uma das principais bandeiras do candidato do PT, João da Costa, à Prefeitura de Recife, capital de Pernambuco. O tema tem sido destacado pelo %>